Adelino Martins, de 70 anos, constrói, pela segunda vez, réplica de carro de madeira, do século XIX, em tamanho real e completamente funcional.

O carro, um Renault de 1898, foi construído em cerca de seis meses, no ano de 2021, em plena pandemia da Covid-19. Para o reformado a tarefa mais árdua de enfrentar “foi a construção das quatro rodas da réplica”.

A ideia surgiu depois de Adelino pedir à filha que lhe mostrasse uma versão real do carro, pela internet.

Passado um ano, o antigo mestre marceneiro de profissão, aceitou o desafio da Câmara Municipal de Chaves de percorrer a Estrada Nacional 2, durante cerca de 10 dias, com a segunda réplica do carro: mais robusto, moderno e aperfeiçoado.

O carro, feito de madeira e completamente à mão, vai atravessar as localidades que tenham o município na rota da N2, em marcha lenta de modo a permitir a todos os presentes tirarem fotos “a um momento tão singular”.

Rui Dias, Técnico Adjunto da Câmara Municipal de Chaves, explicou que a ideia de percorrer a EN2 surgiu “numa tarde, durante um lanche em casa do Sr. Adelino”.

Em relação às duas réplicas, o reformado explica que a única diferença é o motor: o motor da primeira versão é um Mitsubishi de 14CV e o motor da segunda réplica um Lombardini de 18CV.

Adelino Martins pretende fazer um carro mais moderno, um modelo semelhante a um Ford T de 1920: mais baixo e desta vez com portas.

A iniciativa “Chaves - Faro pela EN2” é assinada por Adelino Martins, Rui Dias e Bento Carvalho, com início a 8 de julho, com tempo previsto de 10 dias.

 

Em Trás-os-Montes, as paragens vão ser feitas nos municípios de:

- Vila Pouca de Aguiar (Dia 8 – 16:40h)

- Vila Real (Dia 9 – 09:00h)

- Santa Marta de Penaguião (Dia 9 – 11:25h)

-Reportagem de Carlos Espírito Santo, Fotografia: AP



Galeria de Fotos

SHARE:

O “punk” de Bragança que se inspira nas máscaras tradicionais e faz arte com restos florestais

Picadeiro da GNR abre portas para sessões de hipoterapia em Chaves