A IBM Portugal vai instalar um centro de inovação e tecnologia em Vila Real que se dedicará a áreas como as cidades inteligentes ou inteligência artificial e poderá criar até 300 postos de trabalho em três anos.

“A nossa intenção é que, durante este ano, sejam criados cerca de 50 postos de trabalho, com uma ambição e um plano de, pelo menos, uma criação de 300 postos de trabalho nos próximos três anos”, afirmou Ricardo Martinho, presidente da IBM Portugal.

O responsável falava no Regia Douro Park – Parque de Ciência e Tecnologia de Vila Real, após a assinatura do protocolo de cooperação com a Câmara, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a Softinsa, subsidiária da IBM.

“Esperemos que os números que estamos a pôr em cima da mesa sejam conservadores”, acrescentou Ricardo Martinho, apontando que a criação dos empregos está dependente dos projetos e da disponibilidade de colaboradores. A empresa procura licenciados com especialização em tecnologia.

A IBM vai, nesta primeira fase, ficar instalada no Regia e criar um polo na UTAD, para estar mais próxima dos estudantes universitários.

E, segundo explicou o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, “à medida que o projeto se consolide e cresça” os parceiros procurarão “instalações de maior amplitude”.

Ricardo Martinho especificou que o centro se dedicará a áreas como as cidades inteligentes (Smart Cities), de inteligência artificial ou de ‘cloud'.

“Neste momento estamos a construir um centro a que chamamos de MZR ('ultizone Region Cloud', ou seja, uma ligação nevrálgica à rede ‘web’, em Madrid, e, portanto, a proximidade de Portugal a esse centro traz-nos uma vantagem completamente diferenciadora e competitiva face a outras cidades espanholas e ao resto da Europa”, referiu.

Atualmente, na IBM Portugal trabalham cerca de 960 pessoas.

O centro criado em Vila Real é o quinto da empresa, a seguir a Tomar, Portalegre, Fundão e Viseu, e consolida a aposta na descentralização e no Interior do país.

As acessibilidades e a proximidade a Espanha contribuíram também para a instalação da empresa em Vila Real.

O objetivo, segundo Ricardo Martinho, é “fugir da habitual aglomeração do Litoral” e ajudar na fixação de massa crítica nestes territórios.

E esta é, para Rui Santos, uma “excelente oportunidade” para, precisamente, fixar mão de obra qualificada no concelho.

“Este é o caminho que temos que seguir, porque longe vai o tempo de que uma capital de distrito agregava no seu seio todos os serviços da administração desconcentrada do Estado e isso chegava. Hoje não, hoje temos que ir mais longe, temos que procurar investimento privado e este é um excelente exemplo de que é possível fixar uma sigla de implementação global no concelho”, referiu.

Nas contas de Rui Santos, em “velocidade de cruzeiro”, a implementação da IBM em Vila Real representará “12 milhões de euros resultantes de remunerações de colaboradores”, acrescidos de “28 milhões de euros resultantes do volume de negócios da própria empresa, em função daquilo que venderá pelo mundo”.

“Este impacto pode ser multiplicado por três e poderemos chegar aos 120 a 150 milhões de euros de movimento de negócio no concelho de Vila Real”, acrescentou.

O autarca frisou que hoje “é um dia feliz para Vila Real”, mas é também o dia em que se tem que começar a trabalhar para que o projeto seja “um sucesso”.

Por sua vez, o reitor da UTAD, Emídio Gomes, disse que Vila Real e a UTAD são, atualmente, o “centro de uma nova geografia económica que atravessa tranquilamente o Marão”, referindo-se à autoestrada e ao túnel rodoviário que atravessa a serra e melhorou as acessibilidades à região.

O reitor explicou que, no campus, a IBM vai ficar instalada na incubadora da universidade e, na sua opinião, esta proximidade irá “motivar muito os alunos” à permanência neste território e irá ajudar também a atrair mais alunos à academia transmontana.

 

A sessão de assinatura do protocolo foi realizada no auditório do Regia Douro Park e contou com as intervenções do Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos, do Presidente do Regia Douro Park, Nuno Augusto, do Reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Emídio Gomes, do Presidente da IBM Portugal, Ricardo Martinho, e do Diretor Geral da Softinsa, Henrique Mourisca.

Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos, refere que “O Município de Vila Real, para além de todas as suas outras competências, tem trabalhado empenhadamente no desenvolvimento económico do território. Ao longo dos últimos anos são inúmeros os exemplos de captação de investimento, demonstrando Vila Real como um território apetecível, dinâmico, capaz de gerar emprego e oportunidades. O acordo agora celebrado com a IBM e a Softinsa, com a UTAD e o Regia Douro Park é mais um passo importante nesse sentido. Se todos os investimentos são relevantes, aqueles que se fazem em parceria com marcas globais acabam por validar a estratégia que tem sido seguida, de incrementar a notoriedade do nosso concelho. É um caminho de sucesso que queremos continuar a trilhar com os parceiros regionais, assegurando um futuro melhor para a região.”

Para o Presidente do Regia Douro Park, Nuno Augusto, “É com enorme orgulho que celebramos este acordo de parceria com a Softinsa e a IBM Portugal. O Regia Douro Park tem, nos últimos anos apoiado a consolidação de novos projetos no território, tentando assumir-se como um forte motor de desenvolvimento regional. A constante procura por novos parceiros tem resultado num crescimento não só quantitativo, mas também qualitativo dos nossos projetos. A criação deste Centro de Inovação em Vila Real é fundamental para a consolidação da nossa estratégia de desenvolvimento, aumentando de forma significativa a capacidade de retenção de talentos associados à produção do melhor conhecimento da UTAD e permitindo ainda o regresso de alguns dos melhores quadros. É um privilégio partilhar estas notícias que nos fazem acreditar na sustentabilidade do nosso projeto para Vila Real.”

Reitor da UTAD, Emídio Gomes, considera que “O acordo celebrado entre a UTAD e a Softinsa e a IBM representa mais um passo importante na consolidação do caminho traçado pela Universidade, visando aproximar a academia da realidade do tecido produtivo e promovendo a qualificação de emprego na envolvente territorial mais próxima. Para além de trazermos jovens para estudar na UTAD, tudo faremos na promoção e apoio da sua permanência futura, como forma principal de assegurarmos o rejuvenescimento da população: com mais emprego e qualificação, teremos naturalmente melhor futuro.”

Presidente da IBM, Ricardo Martinho, afirma: “É mais um investimento muito importante que reforça a aposta do grupo IBM no nosso país através da descentralização e que nos permite aumentar a nossa equipa com novos talentos e competências-chave para reforçarmos a colaboração com os nossos clientes nos seus projetos de inovação e de transformação digital, tirando partido de tecnologias como a cloud híbrida e a inteligência artificial, além dos nossos serviços de consultoria de excelência. Este centro, o 5º da Softinsa em Portugal, irá funcionar em rede com outros centros internacionais, tirando partido de sinergias muito importantes e servindo clientes em Portugal e também no estrangeiro.”

Para o Diretor Geral da Softinsa, Henrique Mourisca, “É com muito orgulho que celebramos a parceria da Softinsa e da IBM Portugal com a Câmara Municipal de Vila Real, o Regia Douro Park e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para a criação de um centro de inovação e tecnologia. Fez claramente a diferença o ecossistema de inovação que encontrámos, assim como o envolvimento, o esforço incansável, o compromisso e a visão que sentimos por parte das instituições do município que nos dá a confiança e a certeza de que este novo centro será mais uma referência de sucesso da Softinsa em Portugal.”



PARTILHAR:

Miguel Oliveira na prova de Vila Real do Campeonato de Portugal de Velocidade

Plantas aquáticas atrapalham banhos devido a recuo da água no Azibo