A seca provocou um recuo de 20 metros na albufeira do Azibo e empurrou a zona de banhos para colónias de plantas aquáticas que estão a atrapalhar a época balnear nas praias fluviais mais procuradas do Nordeste Transmontano.

O município de Macedo de Cavaleiros, responsável por esta zona de veraneio, garantiu hoje à Lusa que tem em curso uma intervenção, desde a semana passada, para resolver a situação que tem levado os utilizadores a pensar que a água está suja e sem cuidados.

O chefe da Divisão de Ambiente, Paulo Silva, explicou à Lusa que o que se encontra nas águas “não são algas”, mas plantas aquáticas típicas dos rios, que foram surgindo aos longo dos anos na albufeira e que este ano se tornaram num problema para os banhistas porque o nível da água “recuou cerca de 20 metros”.

“Agora, as pessoas vão tomar banho numa zona onde, nos anos anteriores, não tomavam e obviamente encontram essas colónias. Essas ervas emaranham-se e é desagradável para as pessoas porque ficam com as ervas agarradas”, afirmou.

O chefe de divisão afiançou que o município contratou uma empresa especializada e que foi feita uma intervenção que já permite tomar banho, “ainda de uma forma restrita” porque estes trabalhos “estão planeados para algumas semanas” e só deverão estar concluídos em meados de julho.

Segundo Paulo Silva, este tipo de intervenção, que implica a remoção das plantas “em pequenas dimensões localizadas”, o que tem sido feito ao longo dos anos nas habituais zonas de banhos, daí os utilizadores desconhecerem o que se passa atualmente.

Qualquer intervenção, como explicou, tem que ter sempre a autorização da Agência portuguesa do Ambiente (APA) “porque para todos os efeitos trata-se de uma vegetação local” dentro de uma zona de Paisagem protegida, onde “não pode ser degradada ou destruída a atividade biofísica do local”.

Estas plantas são “benéficas para todo o ecossistema local” e “purificadoras da água”, que este ano “desceu bastante” e “chegou a colónias que praticamente nunca foram intervencionadas e estão praticamente intactas”

“Por isso mesmo dá aquela aparência de uma invasão este ano, mas elas já existiam, estavam era no fundo da zona de banhos, onde praticamente ninguém ia porque era com alguma profundidade, não eram de fácil acesso”, reiterou.

Paulo Silva disse que o município só interveio depois da época balnear ter aberto, a 16 de junho, por estar à espera “que o nível da água estabilizasse”.

No centro do Nordeste Transmontano, o Azibo tornou-se no principal local de veraneio do distrito de Bragança, com duas praias fluviais, a da Ribeira e da Fraga da Pegada, a ostentarem mais um ano bandeira azul e acessíveis a pessoas com pouca mobilidade.

O local é procurado inclusivamente por turistas do litoral, que trocam o mar pela Paisagem Protegida do Azibo, onde nos últimos dois anos, devido às restrições da pandemia de covid-19, houve pessoas que não conseguiram aceder ao local, inclusive autocarros de excursões.

Este ano, não há condicionantes à lotação e as entidades locais esperam as enchentes de verões anteriores.

A última vez que o local foi monitorizado, antes da pandemia, passaram por ali “entre 320 e 340 mil visitantes”, segundo o município.

A albufeira é também a maior reserva de água para consumo humano da região, além de ter sido projetada há várias décadas para regadio e não consta das barragens em contingência devido à seca divulgadas pelo Governo, na terça-feira.

Fotografia: AP



PARTILHAR:

IBM instala centro de inovação em Vila Real e poderá criar 300 postos de trabalho

Capturadas 13.286 vespas asiáticas no âmbito do plano de combate de Montalegre