Falta menos de um mês para ficarmos a saber se a UNESCO vai inscrever os "caretos" de Podence na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, após a recomendação já aprovada pelos seus peritos.

A candidatura dos Caretos de Podence foi considerada "exemplar" pela UNESCO, num reconhecimento "raro", segundo o embaixador António Sampaio da Nóvoa.

A avaliação dos peritos da UNESCO recomenda a inscrição do Carnaval de Pondence, dos caretos e todas as festividades na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade que é uma decisão que só será tomada em Bogotá, na reunião que terá lugar entre 09 e 14 de dezembro.

Este parecer positivo sobre a candidatura portuguesa, para além de recomendar a inscrição das "Festas de Inverno Carnaval de Podence", elogia o país pela qualidade do dossier apresentado.

A candidatura portuguesa foi apresentada em março de 2018 e o processo desta candidatura foi iniciado em 2014, com uma equipa técnica científica liderada por Patrícia Cordeiro *.

A Dr. Patrícia Cordeiro é a coordenadora cientifica desta candidatura da Património Cultural Imaterial da UNESCO, passou por ela todo o processo, foi a formiguinha incansável por detrás desta longa caminhada , ela é licenciada em Sociologia e desde sempre tem dado acompanhamento técnico à Associação dos Caretos de Podence, com inúmeros  trabalhos baseados na cultural tradicional transmontana.

Apresentamos hoje aqui uma entrevista em video (ver abaixo), exclusiva que concedeu ao Diário de Trás-os-Montes antes da partida para Bogotá, na Colômbia, onde irá estar presente em representação dos Caretos de Podence.

Fotos: antónio Pereira

* Patrícia Alexandra Nunes Cordeiro
Socióloga, licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Frequentou o Mestrado em Gestão Cultural na Faculdade de Ciências Económicas da Universidade de Barcelona (Espanha) e na Faculdade de Economia da Universidade de Bolonha (Itália) em regime de intercâmbio.
Tem formação em Inventário do Património Cultural Imaterial (DGPC/UAB).
Trabalhou num projeto de animação sociocultural em Brescia Itália em contexto de agroturismo (Centro Giocco Educativo), e num projeto de intervenção sociocultural em Barcelona envolvendo comunidades rurais da região, desenvolvido pela Companhia de Dança Iliacan/Cooperativa Cultural La Caldera. Colaborou na conceção e implementação de dois projetos de registo audiovisual de práticas tradicionais agrícolas na região Centro.
É responsável técnica pela elaboração do processo de Inscrição da Festa de Carnaval dos Caretos de Podence no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.
Autora do volume da coleção “Rituais com Máscaras” (Progestur/Inatel) sobre o ritual de Carnaval dos Caretos de Podence. Desenvolve, atualmente, trabalho de inventariação e implementação de planos de preservação e salvaguarda de património cultural imaterial nos municípios de Macedo de Cavaleiros (Festa de Carnaval dos Caretos de Podence), Mirandela (Festa dos Caretos, de Santo Estevão e dos Rapazes de Torre Dona Chama) e Bragança (confeção artesanal de cuscos/couscous).


Galeria de Fotos

SHARE:

"A música é quase como uma oração para me proteger"

Rock em mirandês mistura "Facebook, tratores e hard rock!”