O Entrudo Chocalheiro está de regresso a Podence, o Carnaval dos Caretos, o mais antigo de Portugal e que em 2019 obteve o selo da UNESCO como Património Cultural e Imaterial da Humanidade, já fervilha na aldeia mais colorida de Portugal.

São 4 dias de intenso frenesim a começar no sábado dia 10 com uma caminhada pelas 9 horas e que termina com a queima do Entrudo na terça-feira dia 13 pelas 18 horas.

São esperados milhares de pessoas, aficionados, adictos, curiosos, foliões de todo lado, com as unidades hoteleiras da região esgotadas, a semana do carnaval já se tornou um marco na região que este ano apresenta ainda a Feira do Fumeiro de Vinhais e o Festival do Butelo das Casulas e carnaval dos Caretos em Bragança.

São eventos que todos juntos somam oferta e que oferecem experiências astronómicas variadas, em que os produtos da terra e o fumeiro levam o selo de qualidade da região.

Um evento com um orçamento simbólico, consegue dar uma dinâmica à economia circular de Trás-os-Montes de Milhões !

As grandes vedetas são os Caretos, cada vez mais, com seguidores e admiradores em todo lado, um símbolo nacional !

Os caretos de Podence são o porta estandarte da região, o selo Unesco comporta em si uma mais valia para todos mas ao mesmo tempo obriga a manter o programa de acordo com a tradição. Este ano está em avaliação o Entrudo Chocalheiro, está já a ser elaborado o relatório para revalidação do selo Unesco que será apresentado em 2025.

O programa que pode ser consultado abaixo, destaca no primeiro dia (sábado dia 10) o Desfile noturno na sede do Concelho, Macedo de Cavaleiros.

No domingo o destaque vai para os passseios de barco no Azibo em barcos ecologicos, e de tarde haverá os caretos à solta, terminando a nnoite com o Concerto com os “Trasga”.

Na segunda dedicado aos visitantes que podem experimentar “ser careto” vestindo os fatos e desfilando pela aldeia, terminando à noite com o “Pregão casamenteiro”, tradição enraizada na história da aldeia e intimamente ligada ao entrudo, a noite termina com concerto tradicional com os Roncos do Diabo .

Terça-feira de carnaval é dia grande com os caretos à solta, desfile de marafonas, e a procissão da queima do careto para terminar o Entrudo Chocalheiro.

Os CTT também se quiseram associar à festa mais enigmática de Portugal, com a edição de 3 selos com os “Caretos de Podence” que vai ser apresentada dia 13 em Podence pelas 16 h na casa do Careto.

Durante os 4 dias não vai faltar animação pela aldeia, artesanato alusivo, mercadinho tradicional, tabernas e restaurantes onde comer os produtos regionais, com experiências gastronómicas à base do fumeiro, com destaque para a alheia, a chouriça, o butelo e a carne na brasa, tudo a estalar com a animação dos caretos e Festival do Grelo decorre de 9 a 13 de fevereiro.

A tradição esta de volta, o Entrudo Chocalheiro promete uma experiencia diferente e única em Portugal, Podence resiste à passagem do tempo, com todos os emigrantes a caminho num toca a reunir para vestirem os fatos, colocar a máscara e celebrar o fim do Inverno.


Site oficial dos Caretos de Podence:  https://www.caretosdepodence.pt/



Galeria de Fotos

SHARE:

Tua Walking Festival esta de regresso e aumenta número de inscrições

Neve altera rotinas de quem vive e trabalha em aldeias de Montalegre