Cerca de 300 distribuidores, fornecedores e parceiros de todo o país reuniram-se no sábado, dia 19 de setembro, na emblemática aldeia de Podence, no concelho de Macedo de Cavaleiros, para celebrar o terceiro encontro anual da Casa José Pedro. O evento, que aliou o Festival Gastronómico ao lançamento oficial do vinho *Caretos de Podence Reserva Branco*, teve como objetivo descentralizar as edições anteriores e reforçar a identidade cultural e económica transmontana através de uma parceria estratégica e solidária com a Associação dos Caretos de Podence, figuras reconhecidas pela UNESCO como Património Imaterial da Humanidade. 

Rompendo com a tradição dos dois primeiros anos, em que as iniciativas decorreram nas instalações próprias em Valpaços, o produtor vitivinícola decidiu trazer a sua rede comercial até ao coração do Entrudo Chocalheiro. A escolha do local baseou-se no sucesso da sinergia criada desde a primeira hora entre a empresa e os tradicionais mascarados de Trás-os-Montes. 

Marcos Lopes Paulo, representante da Casa José Pedro, justificou o investimento na experiência local: "Fizemos questão de trazer para esta iniciativa todos os nossos parceiros, distribuidores, vendedores, patrocinadores e fornecedores a Podence, para conhecer a aldeia mais colorida do país e para conhecerem mais de perto esta cultura transmontana"*. 

A vertente comercial e o impacto social estiveram em destaque com o novo vinho branco Reserva, sucedendo ao tinto que havia sido lançado no início do ano. O projeto assenta num modelo de *win-win* (ganho mútuo), onde "a venda de cada garrafa reverte uma parte a favor dos Caretos de Podence". Segundo o responsável, a ambição vai muito além do retorno financeiro imediato: "É um projeto que já vai longe, é um projeto que coloca os vinhos da marca Casa José Pedro Caretos de Podence no mundo inteiro, e ainda está para vir o melhor". 

O Futuro e a Expansão Regional

O plano de expansão da marca está já desenhado a longo prazo. A Casa José Pedro assume o compromisso de lançar um produto e um rótulo exclusivo anualmente. "Nós, todos os anos, tensionamos lançar um vinho diferente, com um rótulo diferente. Este ano tem um careto a saltar, para o ano vamos fazer outro rótulo, com outro vinho. Portanto, estamos a preparar já para o próximo carnaval o lançamento do próximo vinho tinto", revelou Marcos Lopes Paulo.

Atualmente, com 75 hectares de vinha em Valpaços (divididos em 55 hectares de vinha tinta e 20 de vinha branca), a Casa José Pedro detém o estatuto de maior produtor da região e líder em vendas de vinho engarrafado. Diante deste crescimento, Marcos Lopes Paulo assume o peso da liderança de forma emotiva: "A responsabilidade é grande, mas nós fazemo-lo com um elevado sentido, não só de responsabilidade, mas também de orgulho, porque não somos de Trás-os-Montes, mas já somos Trás-os-Montes". O próximo passo da empresa passará pela adega tecnológica, prevendo-se investimentos na abertura de um restaurante e em unidades de alojamento local. 

António Carneiro, presidente da Associação de Caretos de Podence, validou o impacto positivo da aliança, sublinhando que a vinda desta comitiva ao território ajuda a expandir a cultura local. "Estamos contentes com esta parceria (...) Todos juntos estamos a ganhar e eles conseguem levar o vinho também nas garrafas dos Caretos", referiu.  A parceria entre a Casa José Pedro e os Caretos de Podence continua a revelar-se um verdadeiro sucesso para ambas as partes, unindo a gastronomia, a cultura e a identidade desta terra tão especial, conclui António Carneiro.

E houve ainda espaço para uma novidade muito especial: o lançamento do novo vinho branco dos Caretos de Podence, que veio brindar a esta celebração e reforçar a ligação entre o território, as suas tradições e os seus sabores.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Museu Bordalo Pinheiro também celebrou Dia da Língua Mirandesa