No dia 12 de março, os Caretos de Podence marcaram presença na Expo Dubai onde espalharam toda a sua magia, representando Portugal como duas atuações em frente do pavilhão.

Os Caretos de Podence soltaram as suas driabruras em frente do pavilhão de Portugal, em dois momentos diferentes sempre para centenas de pessoas visitaram o pavilhão num dos dias de maior enchente, gente de todo o mundo arrebatada e maravilhada com as cores das franjas e com o som dos chocalhos.

Toda a gente quer uma fotografia com os caretos e eles não se fazem rogados, os seus fatos não deixam ninguém indiferente, um publico de todas as raças e cores invadiu o recinto, o calor não convida a muitas tropelias, mas a figuras enigmáticas do entrudo chocalheiro não resistem a ensaiar uns saltos, disparam as maquinas, os telemóveis  transmitem em direto para todos os países.

 Os Caretos de Podence reforçaram que são um tesouro precioso do nosso país e que é neles que está a chave para a preservação da cultura e identidade de Trás-os-Montes.  

Por isto, esperam trazer para a pequena (grande) aldeia de Podence o pavilhão da Expo, de forma a valorizar ainda mais a tradição que já foi reconhecida como património cultural e imaterial da humanidade pela UNESCO.

António  Carneiro, presidente da Associação de Caretos disse em frete do pavilhão, que “é um grande desafio levar o pavilhão de Portugal para Podence” mas se não for possível tem já um plano B, sempre a acreditar”

Já o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues “os caretos  são a nossa cultura, estiveram aqui na nata do mundo a representar Portugal de uma forma condigna, disse o comissário-geral de Portugal para a Expo 2020 no Dubai que foi um dos dias com mais publico”.

Quanto a levar o pavilhão para Podence, Portugal benjamim Rodrigues afirmou “a nossa intenção é essa, mas reconheço que é um enorme desafio, não é fácil, porque estamos a falar de uma estrutura imensa, uma obra de engenharia complexa, mas se for possível leva-la nós vamos estar linha a reivindicar para nosso território, para mostrar a nossa cultura ao mundo”.

Toda a entrevista pode ser vista no vídeo que publicamos em baixo.

Uma coisa é certa, o pavilhão ainda é do Dubai mas os Caretos de Podence já são do mundo.

A Expo 2020 Dubai conta com a participação de 192 países e é a primeira a decorrer no Médio Oriente entre 01 de outubro e 31 de março e tida como “ o grande evento à escala mundial depois da pandemia”.

 

Primeira atuação dos caretos de Podence em frente do pavilhão de Portugal.

 

Entrevista com António Carneiro e Benjamim Rodrigues no Dubai.



Galeria de Fotos

SHARE:

Picadeiro da GNR abre portas para sessões de hipoterapia em Chaves

Tradição mineira é atração turística em Vila Pouca de Aguiar