A Universidade de Vila Real apresenta na próxima segunda-feira, em Bruxelas, um concurso europeu «inovador» que tem como palco a rede social Facebook e visa fomentar a vocação para o negócio dos jovens, anunciou a instituição, esta quinta-feira, escreve a Lusa.

O departamento de Engenharias da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD desenvolveu o projeto PLAYER (Play and Learn as a Young European entRepreneur), financiado pela Direcção-Geral da Empresa e da Indústria da União Europeia.

Segundo a universidade, este projecto vai servir de base a um concurso à escala europeia, o qual visa fomentar a vocação para o negócio dos jovens.

O professor Leonel Morgado explicou à Lusa que a UTAD desenvolveu uma plataforma na rede social Facebook onde todos os participantes poderão colocar as suas ideias de negócio.

Como ponto de partida para o concurso, o PLAYER no Facebook permite aos utilizadores ensaiar as suas ideias de negócio, trocar impressões com outros utilizadores, colaborar e fazer uso de uma série de ferramentas do conhecimento.

O objectivo é «apurar o seu sentido de negócio e desenvolver capacidades reais de planificar empresas e preparar a sua entrada no mundo dos negócios».

«Neste jogo os concorrentes terão que desenvolver essa ideia e até fazer planos de negócios, angariando votos de outros participantes para poder evoluir», salientou Leonel Morgado.

Os concorrentes poderão ainda utilizar o Youtube para divulgação de vídeos sobre o seu projecto ou ir ao mundo virtual Second Life fazer uma encenação da sua ideia.

Os jovens participantes podem contar com o apoio de especialistas oriundos de instituições como as incubadoras de negócio e faculdades de gestão e marketing de sete países diferentes.

E, ao mesmo tempo que se pretende estimular a aprendizagem, as valências de jogo, potencia-se ainda a divulgação das ideias de negócio dos utilizadores que virão a triunfar no concurso.

O lançamento oficial do Concurso Europeu de Empreendorismo PLAYER decorre segunda-feira, em Bruxelas, no âmbito do Festival de Empreedorismo da EBN (European Business Network).

Durante o dia do festival, os estudantes e jovens empreendedores em Bruxelas terão ligação directa, on-line, a outras cidades europeias em que se lançará em simultâneo o concurso.

A cerimónia de atribuição de prémios terá lugar em Portugal em fins de Janeiro, e irá contemplar as cinco melhores ideias de negócio de jovens participantes no PLAYER e o primeiro classificado do concurso.

A UTAD realiza investigação há quatro anos no mundo virtual Second Life em áreas como a formação de funcionários de empresas ou de treinadores de andebol ou banco de ensaios para motores F-16 da Força Aérea.



PARTILHAR:

Utilidade pública?

Em liberdade condicional