Os utentes da região transmontana que necessitavam de realizar ressonâncias magnéticas, e que até agora tinham que se deslocar à cidade Porto para ter acesso a este tipo de serviços, passaram a dispor de uma Unidade de Ressonância Magnética, que funciona nas instalações do Centro Hospitalar de Vila Real/ /Peso da Régua (CHVRPR).

A unidade foi recentemente instalada junto às urgências e representa um investimento total de um milhão de euros, em obras e equipamentos.

O serviço foi conseguido graças a uma parceria público-privada entre o Centro Hospitalar e o Serviço Médico de Imagem Computorizada (SMIC), apurou o JN.

Experiência-piloto

Para a administradora do SMIC, Maria Gilda Maia, \"esta é uma experiência-piloto para prestar apoio ao Hospital de Vila Real e uma mais-valia para toda a região, uma vez que os utentes do distrito de Bragança também tinham que se deslocar ao Porto para efectuar este exame\".

Maria Gilda Maia explicou, igualmente, que \"a unidade vai funcionar no mesmo horário do Hospital de Vila real e que os exames serão seguidos em tempo real, através de um sistema de teleradiologia, por especialistas da clínica do SMIC, na cidade do Porto\".

Para o administrador do CHVRPR, Carlos Vaz, este serviço representa \"um investimento para Vila Real e para a região, abrangendo cerca de 450 mil utente\".

Aquele responnável frisou que \"aquisição e manutenção do equipamento para efectuar ressonâncias magnéticas tem custos elevados, pelo que a solução mais viável é apostar nas parcerias público-privadas e contratar este serviço no exterior\", por forma a poder rentabilizá-los ao máximo.



PARTILHAR:

Catalogar cogumelos

Construção de uma mini-hídrica