Creme de arroz de cogumelos, salteado de urtigas e cogumelos e ainda gelado de urtigas. As combinações podem parecer estranhas, mas são algumas das iguarias que, hoje à noite, poderão ser provadas, no Hotel do Padre Fontes, em Mourilhe, Montalegre, no âmbito de mais um Encontro Micológico, da responsabilidade do Ecomuseu de Barroso, do Clube Papaventos e da Associação de Desenvolvimento Regional do Alto Tâmega (ADRAT).

A iniciativa, que continua amanhã, combina três vertentes. Além de proporcionar conhecimentos sobre esta espécie de fungos comestíveis, inclui ainda provas gastronómicas à base de cogumelos e uma manhã no campo para apanhar míscaros silvestres que nascem espontaneamente.

Aliás, a recolha de cogumelos nos lameiros do Barroso, que terá lugar hoje de manhã, é a primeira actividade deste Encontro. Além de roupa e calçado apropriado, os participantes deverão levar consigo uma cesta e ainda uma navalha. A identificação dos cogumelos será feita com a ajuda de uma pessoa da organização.

Catalogar cogumelos

Feita a recolha, os exemplares \"mais bonitos\" serão catalogados com o respectivo nome científico e expostos no Hotel do Padre Fontes, em Mourilhe, onde terá lugar um jantar convívio com os pratos à base desta iguaria, à qual vai ser associada uma planta \"pouco amorosa\", a urtiga.

A confecção dos pratos vai estar a cargo de Martín Álvares Gonçalves, professor de cozinha da Escola de Hotelaria de Vilamarim, em Ourense, e presidente da Associação Cultural \"As Ortigas\". A ocasião vai ainda ser aproveitada para apresentar dois livros do referido professor. Um deles agrupa 45 receitas à base de cogumelos e outro fala do valor gastronómico das Urtigas.

Loureço Fontes, que já é adepto do caldo de urtiga, uma das \"especialidades\" do Hotel, mas ainda nunca as provou associadas aos cogumelos. \"Vou experimentar pela primeira vez!\", disse, ao JN.

O preço de participação na iniciativa é de 15 euros para sócios (do clube Papaventos) e 20 para não sócios. As crianças entre os 6 e os 11 pagarão apenas 7,50 euros e as que tenham menos de 6 anos poderão participar gratuitamente.



PARTILHAR:

Imprensa regional vai ter portal e porte-pago

Experiência-piloto