Dezasseis «especialistas do oculto», que dizem estar a substituir os médicos e padres das aldeias na arte de ouvir as pessoas, estão reunidos entre até domingo em Vila Real.

Pela primeira vez, a cidade de Vila Real acolhe a Feira Esotérica dos Bruxos - Fair Witches, que há três anos percorre o país com o objectivo de desmistificar o mundo do oculto

A cantora brasileira Simara, que vive em Portugal há muitos anos, veio à cidade transmontana mostrar as suas capacidades no tarot e nos cristais.

A taróloga considerou que há cada vez mais pessoas a procuraram a ajuda destes «especialistas do oculto», principalmente porque, explicou, sabem ouvir.

«De certa forma nós viemos substituir os velhos padre ou médico de aldeia. Antigamente, quando as pessoas tinham um problema, iam ao senhor doutor, sentavam-se e falavam com ele e no final saíam dali a sentirem-se muito melhor, mesmo sem comprimido nenhum», referiu.

Noutros tempos, os padres tinham o mesmo papel de ouvir e orientar as pessoas, acrescentou.

«Agora temos um médico para 1000 pessoas e já não têm tempo para bater papo com as pessoas. E quanto aos padres, eles chegam a ter 10 ou 20 freguesias, e é claro que também não tem tempo», salientou.

Simara acredita que a «grande magia» está na capacidade de ouvir os problemas das pessoas e de as ajudar a orientar a sua vida.

Aquela que diz ser «a única cristaloterapeuta» activa em Portugal, garantiu fazer tratamentos do álcool, reumático e diabetes ou emagrecimento.

Simara dispõe ainda de pedras para «desbloqueios» ou «afastar cargas negativas», com tratamentos feitos através da «colocação dos cristais pelo corpo».

Quanto à feira, a cantora considera que o evento acaba por ter um importante papel de alerta contra os «charlatões».

«Há pessoas que são capazes de pedir 15 mil euros para desbloquear o que quer que seja. Quem tem que desbloquear é o próprio, bem orientado e com muita fé em Deus, não é matando cabritos nem indo para o meio de uma encruzilhada fazer palhaçadas», salientou.

Por isso mesmo, o organizador da feira, Luís Alves, conhecido no meio como o mestre Alves, garante que todos os participantes no certame são «sérios e credíveis».

Entre eles encontram-se videntes, médiuns, tarólogos, cartomantes, numerólogos, endireitas e especialistas em emagrecimento.

«Eu não curo doenças. Se tiver um problema na barriga ou num pé vou ao médico. Se for uma depressão mesmo é com o psiquiatra, não vamos aqui inventar», explicou mestre Alves, médium de 46 anos, natural de Barcelos.

O responsável afirmou que «os que dizem que curam são charlatões, não curam nada, curam mas é para roubar a carteira das pessoas».

Os «especialistas do oculto» vão estar em Felgueiras a partir do dia 30, seguindo depois para Penafiel, Algarve, Lisboa e Coimbra.



PARTILHAR:

Delegação de Bragança está dois dias em Paris

Detidos com armas ilegais