As análises feitas ao material confirmarão, ou não, a sua perigosidade.

"Tive conhecimento que, numas obras de manutenção ou limpeza de um dos edifícios da UTAD, foi encontrado, em alguns dos gabinetes, um material em pó que poderá conter amianto", explicou ao Semanário TRANSMONTANO Guedes Marques, da Delegação de Saúde de Vila Real. O primeiro passo dado pelo clínico foi fechar de imediato as instalações, porque "enquanto não se souber ao certo se o material tem ou não amianto e de que tipo de amianto se trata, o edifício tem de manter-se encerrado como medida de precaução".

O laboratório Ricardo Jorge responsabiliza-se pelas análises à matéria encontrada, e a abertura deste edifício, segundo Guedes Marques, dependerá do resultado das análises. Para além disso, o clínico acredita que a UTAD poderia consultar o construtor do edifício e tentar saber que tipo de material utilizou na sua construção.

Existem diversos tipos de amianto, mas há um tipo que é nocivo por inalação e que, ao fim de muitos anos, pode provocar cancro no pulmão. Esta substância é utilizada em diversos materiais de construção, mas um determinado tipo de amianto é proibido, por lei, de ser utilizado seja no que for.



PARTILHAR:

A escritora Katherine Vaz e a cantora Nelly Furtado entre as mulheres distinguidas este ano pela PAWA

Para onde vai o dinheiro?