A Polícia Judiciária do Porto deteve um militar reformado da GNR, suspeito de ter morto, à pancada, um agricultor de Valpaços, abandonando-o, já sem vida, num monte a cerca de cinco quilómetro de Orjais, em Chaves.

O crime terá sido cometido na sequência de uma discussão e depois de vários desentendimentos entre a vítima e o agressor. Os contornos do crime ainda não serão conhecidos, mas tudo indica que o corpo tenha sido transportado para aquele local já sem vida.

A vítima terá sido agredida com um objecto que ainda não terá sido apreendido, mas que terá provocado múltiplas perfurações no corpo. Presume-se que se trate de um picador de dimensão considerável.

A detenção do militar reformado da GNR aconteceu ao final da tarde de anteontem. Mas só hoje é que o suspeito deverá ser ouvido em Valpaços, no tribunal local, para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coacção .

Refira-se, ainda, que o indivíduo foi referenciado como um dos principais suspeitos poucas horas depois do crime ter sido cometido, dado que os desentendimentos com a vítima eram constantes. Além disso, o seu carácter violento já era conhecido, tendo sido inclusivamente julgado recentemente por agredir, à pedrada, um outro vizinho. Foi aliás condenado por essa agressão.

Alerta de desaparecimento

José António Cruz Fernandes, de 43 anos, solteiro e agricultor, residia em Tinhela, Valpaços. Foi visto pela última vez pelas 0.30 horas de domingo e o seu corpo foi encontrado pelas 20.30 horas desse dia. A descoberta foi feita por pescadores que pretendiam aceder a uma praia fluvial e que encontraram o corpo com as pernas atadas com um arame. Ao lado do corpo encontrava-se uma pedra de granito pendurada por um arame, que se presume ter sido abandonada naquele local pelo agressor.

Dado que o agricultor não regressara a casa nessa noite, a família já tinha dado o alerta do desaparecimento.



PARTILHAR:

«Dragões» de beneficiência

Já estão identificados