Os três jovens que na passada segunda-feira assaltaram a agência da Caixa Geral de Depósitos de Valpaços são de nacionalidade ucraniana e encontravam-se há pouco tempo em Portugal. Já estão identificados, mas dois deles continuem a monte.

Nos últimos dias, os investigadores da Secção Regional de Combate ao Banditismo da Polícia Judiciária do Porto andaram no seu encalço, mas sem êxito. No entanto, tudo indica que se encontrem refugiados na região Norte do nosso país, não tendo portanto fugido para Espanha, como chegou a ser aventado. Aliás, imediatamente após a tentativa de abordagem aos assaltantes - que terminou no roubo e posterior abandono do carro em que os GNR seguiam - as entradas e saídas do distrito foram cortadas. Diversas patrulhas da GNR saíram para a estrada, no sentido de evitar que os suspeitos fugissem para muito longe.

Recorde-se que, conforme o JN noticiou, além do assalto à Caixa Geral de Depósitos os indivíduos sequestraram ainda duas pessoas que seguiam numa carrinha pick-up.

Não é claro onde se deu o sequestro, sob ameaça de arma de fogo, mas as vítimas foram depois abandonadas em Vimioso, onde pediram ajuda e relataram o sucedido. Por sua vez, a descrição dos assaltantes coincidia com a dos indivíduos que assaltaram o banco e que dispararam contra a GNR.

Quanto ao terceiro indivíduo que acompanhava os suspeitos, foi capturado logo após os comparsas terem levado o carro dos militares da GNR. O indivíduo não conseguiu entrar na viatura e foi obrigado a fugir a pé. Apanhou por ser apanhado por populares que o dominaram, à força, entregando-o, sob detenção, às autoridades.

Ouvido no Tribunal de Valpaços, o homem, também ucraniano, ficou em prisão preventiva. Está agora no Estabelecimento Prisional de Chaves.



PARTILHAR:

Chaves e Valpaços

Habitantes de Fortunho