A Câmara de Vila Real, empresas e doadores privados estão a facultar computadores a alunos sem estas ferramentas e, em simultâneo, o município disponibiliza espaços com Internet em escolas para garantir o ensino à distância.

“Temos pedido a solidariedade das empresas e de particulares e estamos convencidos que, até ao final da próxima semana, teremos mais 100 a 120 equipamentos para distribuir”, afirmou o presidente da autarquia Rui Santos.

Estes equipamentos informáticos doados juntam-se aos cerca de 200 computadores e ‘tablets’ entregues pela câmara aos agrupamentos e escolas, no âmbito do Plano Integrado de .Promoção do Sucesso Escolar.

Hoje mesmo, a empresa Continental Advanced Antenna Portugal, que produz componentes para automóveis e é uma “das maiores empregadoras privadas” no distrito de Vila Real, ofereceu 26 computadores.

“Neste tempo difícil, não queríamos deixar de nos associar à câmara com a entrega destes computadores para ajudar as crianças que, neste momento, não têm condições de ter aulas”, afirmou Filipe Silva, representante da empresa internacional.

Para Marina Teixeira, diretora do Agrupamento de Escola Morgado Mateus, estas ofertas são uma “mais-valia” porque a escola “não tem estes recursos”.

Neste agrupamento há "cerca de 100 alunos” a necessitar ou de equipamentos informático ou de acesso à Internet.

“São alunos sem qualquer recurso, dificuldades que nós estamos a tentar colmatar de uma maneira ou de outra”, salientou.

No entanto, segundo a responsável, “todos os estudantes estão a aceder ao ensino”, seja através da telescola, emitida pela RTP Memória, ou da ajuda das juntas de freguesia que garantem a entrega dos trabalhos escolares.

“Neste agrupamento não há nenhuma criança que não esteja em comunicação com os professores. Nesta época temos que ser criativos e chegar a todos”, frisou.

De acordo com Marina Teixeira, neste estabelecimento de ensino estudam à volta de 1.900 alunos.

Mas, como “a cobertura de Internet no território não é uniforme” neste território, a câmara e as juntas disponibilizam também “120 espaços de utilização individual em estabelecimentos de ensino de todo o concelho, dotados de equipamento informático e Internet”.

Nestes espaços são assegurados, segundo o município, “o cumprimento das regras de afastamento social, utilização individual e higienização do espaço, após cada utilização”.

“Esta ajuda manter-se-á até que o Governo coloque no terreno o seu plano tecnológico, que foi prometido e estou convencido que será cumprido no início do próximo ano letivo”, referiu Rui Santos.



PARTILHAR:

Eixo Atlântico quer lançar catálogo de oferta turística na Galiza - Norte de Portugal

Cooperativa Mirandesa aliviada com o escoamento da carne de bovino