O vereador responsável pela área do desporto na Câmara Municipal de Vila Real, Domingos Madeira Pinto, acredita que \"Vila Real está a mexer\". As actividades desportivas, de recreio e lazer que têm envolvido todas as camadas da sociedade vila-realense, são as responsáveis por toda essa movimentação. \"O andebol, basquetebol, natação, futebol, ciclismo, radiomodelismo, entre outras modalidades, na opinião de Madeira Pinto, \"têm ganho cada vez mais destaque no quotidiano dos vila-realenses\". Em breve, em Vila Real, realizar-se-á a fase final do Campeonato da Europa de Sub 17 de futebol (em Maio), a fase final do Encontro de Escolas, em andebol, o XVII Encontro Nacional de Infantis, também em Andebol, agendado para Abril, e o Campeonato da Europa de Radiomedolismo.

Para a área do desporto a autarquia tem projectos avaliados em 7,5 milhões de euros, que, devido às contenções financeiras exigidas pelo Governo, se vão atrasando na sua concretização. O pavilhão multiusos é um desses projectos que vão ficando para trás, à espera das verbas necessárias para a sua construção. Assim, a política de investimento da Câmara Municipal, na área do desporto, tem vindo a privilegiar a formação. \"A assinatura de protocolos com entidades representativas das diferentes modalidades tem sido o veículo primordial para o desenvolvimento do fenómeno desportivo no concelho, apostando nas actividades dirigidas aos mais jovens, criando condições para um crescimento equilibrado e harmonioso\", explicou o vereador. Para além disso, garante ainda que \"a autarquia tem feito um esforço no sentido de, um pouco por todo o território concelhio, implementar as condições infra-estruturais indispensáveis para a prática desportiva, com a construção de polivalentes e a renovação dos já existentes, meios que vão dando resposta às necessidades prementes no desenvolvimento desportivo do concelho\".

Ao mesmo tempo, a autarquia criou já o Conselho Municipal do Desporto, que será um órgão de consulta para as questões relacionadas com o desporto, nas suas diversas áreas, de forma a fomentar um maior debate e confronto de ideias.

Em termos das próximas actividades desportivas em Vila Real destaca-se o II Troféu de Orientação do Regimento de Infantaria 13, a realizar na próxima terça-feira e que envolverá os cerca de 800 alunos da cidade. Este trofeu será composto por diversas provas de orientação, colocando o esforço físico e a parte intelectual dos jovens vila-realenses em prova. Para além disso, está a ser organizado um torneio inter-instituições, em futebol de cinco, destinado a maiores de 35 anos, e o programa desportivo para as próximas férias da Páscoa onde, entre os dias 14 e 24 de Abril, crianças e jovens do concelho poderão participar e envolver-se em diversas modalidades desportivas.

Porque \"queremos chegar cada vez mais longe\", segundo palavras do próprio Madeira Pinto, e em prol do desporto, a Câmara Municipal de Vila Real assinou, na última segunda-feira, mais um protocolo, desta vez com a Associação Regional de Natação do Nordeste.



PARTILHAR:

Escola do 1º ciclo da Araucária

CTM ganha título em Infantis Femininos