A tradicional romaria da Senhora da Pena, em Vila Real, quer entrar para a história do Guiness no próximo domingo com o seu andor de 22 metros e que precisa de mais de 50 homens para carregá-lo.

As festas da Nossa Senhora da Pena decorrem entre hoje e segunda-feira e têm o seu ponto alto no domingo, dia em que são esperadas cerca de 30 mil pessoas de todo o país para ver passar os 12 andores da procissão.

Paulo Costa, um dos elementos da organização, disse à Lusa que o andor que transporta a imagem da Senhora da Pena é \"o mais imponente dos andores\". Por isso mesmo, a organização apresentará uma candidatura ao livro do Guiness para suplantar o recorde mais alto que, segundo disse, pertence a um andor com 14 metros. A altura dos andores que participarão na procissão, que dura cerca de uma hora, vai do metro e meio aos 22 metros.

A organização da festa é assumida de forma rotativa por 11 das 20 aldeias da freguesia de Mouçós Lagares, Sanguinhedo, Abobeleira, Jorjais, Lage, Varge, Alvites, Sequeiros, Cigarrosa, Pena de Amigo e Magarelos, responsável pelo evento deste ano.

Paulo Costa referiu que a organização desta festa representa um investimento de cerca de 100 mil euros, 30 mil dos quais gastos com os andores. O programa inclui animação, este ano a cargo dos grupos Império Show e Saúl, que actuam amanhã, e da cantora Mónica Sintra, no domingo.

A capela de Nossa Senhora da Pena, datada do século XVIII, é de origem barroca e faz conjunto com um cruzeiro e um fontanário da mesma época. A origem daquele santuário mariano é descrita na lenda do grande rochedo (\"Pena\") no qual terá aparecido a imagem de Nossa Senhora pedindo a construção de uma capela naquele local.



PARTILHAR:

Vila Flor não se queixou

Fósil invertebrado marinho