Segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação e Ciência, este ano só quatro estudantes em todo o país concorreram ao ensino superior com nota 20 na primeira fase do concurso. As notas vinte verificaram-se em pelo menos uma das opções de candidatura e em dois casos, os estudantes entraram num par curso/instituição para o qual concorriam com 20.

Num destes casos encontra-se uma aluna que se candidatou ao curso de Línguas e Relações Empresariais do Departamento de Letras, Artes e Comunicação da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Chama-se Bárbara Filipa Pinto de Oliveira.

Escolheu o curso de Línguas e Relações Empresariais da UTAD pois, sentindo-se particularmente vocacionada para as línguas aplicadas, o seu grande sonho é vir ser empresária e desenvolver negócios com outros países. Para tal, \"esta Universidade e este curso em especial pareceram-me as melhores opções a tomar neste momento\", justificou a jovem estudante.

No outro caso, tratou-se de uma aluna que entrou no curso de Economia da faculdade de Economia da Universidade do Porto.

As outras duas candidaturas com 20 em pelo menos uma opção foram dirigidas, num dos casos, a cursos de engenharia no Instituto Superior Técnico e no outro ao curso de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e ao de Ciência Política e Relações Internacionais da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Este ano 40.415 alunos entraram na primeira fase do concurso de acesso ao ensino superior o que corresponde a cerca de 90 por cento do total de candidatos. Na segunda fase do concurso nacional foram colocados 11.365 alunos, entre os quais 9237 são novos alunos e 2128 já tinham entrado na primeira fase e mudaram de curso.



PARTILHAR:

«Uma nova estratégia»

Países e profissões com mais saída