O Primeiro Ministro assinou protocolos com 56 municípios do Norte para o financiamento dos Centros escolares, os de Vila Real ficam para uma segunda candidatura.

Ontem o primeiro ministro José Sócrates apresentou os 126 projectos de construção e requalificação de centros escolares em 56 municípios do Norte do País, mas a autarquia de Vila Real ficou de fora deste protocolo. A vereadora do pelouro minimiza este facto e garante que o município não vai ficar sem os centros estipulados na Carta Educativa.

Recorde-se que a carta educativa de Vila Real prevê, numa primeira fase, a requalificação de três centros e a construção de raiz de um centro escolar, projectos que serão homologados apenas na segunda fase de candidatura nacional de pedido de financiamento para centros escolares. Dolores Monteiro vereadora do pelouro da educação da Câmara de Vila Real explica que devido a homologação tardia da carta educativa os centros escolares apenas serão financiados na segunda fase do processo
A vereadora do pelouro da educação refere que isso não significa qualquer atraso no processo, lembrando que são sete os centros escolares previstos na carta educativa de Vila Real.

Se o processo continuar a decorrer com normalidade as obras de requalificação e ampliação dos centros escolares da Araucária, das Árvores e de São Vicente de Paula e a construção de raiz do quarto centro escolar que será em Folhadela, deverão estar concluídas no ano lectivo de 2009/2010.

A carta educativa de Vila Real estipula ainda a requalificação de mais três centros escolares.
De referir que no distrito de Vila Real nove municípios assinaram ontem o protocolo que permite o financiamento para a construção e requalificação dos centros escolares, Murça, Boticas, Chaves, Montalegre, Vila Pouca de Aguiar, Ribeira de Pena, Santa Marta de Penaguião, Régua e Mesão Frio.



PARTILHAR:

Sistema vai ser testado na freguesia de Paços

Quintanilha até ao Verão