A Ponte Internacional de Quintanilha, em Bragança, poderá abrir ao tráfego até ao final do verão. A garantia foi dada pela subdelegada do Governo Espanhol em Zamora, Maria José Cotellos, que afirmou ontem em Bragança que as obras de construção dos acessos do lado espanhol já foram retomadas.

Aquela responsável disse que os atrasos se ficam a dever às dificuldades encontradas no terreno \"que tem diferentes inclinações, o que obrigou a proceder a várias escavações, e foram encontradas várias áreas com rochas, o que atrasou a construção\". A subdelegada explicou que actualmente as obras estão a decorrer na fase final dos acessos, junto à N122 (San Martin del Pedroso), que liga a fronteira a Zamora. No entanto, segundo o JN apurou no local, as movimentações de trabalhadores são praticamente nulas.

A ponte ligará o IP4 à N122. A empreitada da travessia foi da responsabilidade do Governo português e foi concluída em Setembro do ano passado, mas a ponte não foi aberta ao tráfego devido à inexistência de acessos do lado espanhol.

Os trabalhos na obra de construção dos acessos do lado espanhola à Ponte Internacional de Quintanilha foram suspensos no início do ano devido à alegada falência da construtora espanhola, que tinha a cargo a empreitada.

Os três empreiteiros de Bragança, que subcontrataram a obra, decidiram parar por falta de pagamento. Num dos casos a divida chega aos 750 mil euros. Os outros subempreiteiros, com dívidas de 20 e 27 mil euros, já haviam suspendido os trabalhos três meses antes. Segundo o JN apurou a situação ainda não foi regularizada.

Maria José Cotellos garantiu desconhecer que a empresa construtora da empreitada abriu falência, e afirmou que a concessionária tem estado a trabalhar, e que recebeu do Ministério dos Transportes e Comunicações espanhol \"as devidas certificações\".



PARTILHAR:

126 projectos de construção

Exposição é gratuita