O WTCC é a competição em destaque do 46.º Circuito Internacional de Vila Real, cidade onde o desporto motorizado consegue rivalizar com o futebol.

Centenas de pessoas ocuparam hoje as bancadas das antigas boxes de Vila Real para verem de perto os pilotos do Campeonato do Mundo de Carros de Turismo (WTCC), a disputar entre sexta-feira e domingo na cidade transmontana.

Esta tarde os pilotos percorreram algumas artérias da cidade, em autocarro descapotável, e contactaram diretamente com os muitos fãs e aficionados das corridas de automóveis.

O mais solicitado foi Tiago Monteiro, o único português a correr no WTCC e que é cabeça de cartaz do circuito citadino. O piloto tirou fotos, deu autógrafos e reafirmou o sonho de vencer em Vila Real.

Nas bancadas, um grupo de amigos mostrava uma bandeira personalizada com as cores de Portugal, o vermelho e o verde, e o símbolo 18 de Tiago Monteiro.

Pedro Fernandes, 26 anos, quis começar a aproveitar já hoje, quinta-feira, o fim de semana de corridas, que diz “ser único” e durante o qual vai tentar “dormir o mínimo possível”. “Não temos mais oportunidades de ver os pilotos tão perto de nós”, salientou.

Pedro Fernandes disse mesmo que prefere as corridas ao futebol, mesmo que seja a Seleção Nacional a disputar o Euro’2016, em França.

“Se tivesse que optar entre as corridas e o futebol optava pelas corridas sem dúvida. Ia era tentar ter um rádio para ouvir o relato”, afirmou

Aos 70 anos, Luís Correia de Azevedo guarda as recordações do antigo circuito de Vila Real e mantêm acesa a paixão pelo seu desporto de eleição: “de quatro ou duas rodas”.

“Este fim de semana é só corridas e aliás amanhã recebemos familiares que também vêm ver. Vila Real é a capital do desporto automóvel. Aqui sem dúvida alguma que é mais corridas do que futebol”, salientou.

Já Fábio Sobral, 16 anos, trazia consigo uma bandeira de França para apoiar os quatro pilotos franceses do WTCC. O jovem vive em Vila Real, mas tanto os pais como os avós são de França e da cidade transmontana herdou a “paixão pelas corridas”.

Para Fábio só mesmo “o Benfica” consegue rivalizar com o automobilismo nas suas preferências desportivas.

Antes do passeio pela cidade, os pilotos e a organização do circuito fizeram uma conferência de imprensa, durante a qual o presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, reafirmou que o circuito é “um caso de paixão, amor e de racionalidade económica”.

François Ribeiro, da organização do WTCC, disse estar ansioso pelo espetáculo na cidade transmontana, que é um "desafio logístico", possui uma "pista difícil" e "uma grande história".

Depois das boxes, a comitiva seguiu para uma sessão de autógrafos na praça do município. À noite, os pilotos vão participar numa típica sardinhada de São João.

O Circuito de Vila Real inclui cinco campeonatos, o WTCC, a Taça Europeia de Carros de Turismo (ETCC) e as provas nacionais Legends Classic Cup, Campeonato Nacional de Clássicos Circuitos 1300 e Campeonato Nacional de Velocidade.
Lusa, Foto: José sousa



PARTILHAR:

Chaves recebe os dois mais conceituados arquitetos nacionais

Suspeito confessa homicídio de idosa