A cidade flaviense interpretou o papel de anfitriã ao acolher Siza Vieira e Souto Moura no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso por ocasião do ciclo de conferências “Chaves como Destino”.

 

Teve início no passado domingo, dia 19 de junho, o ciclo de conferências “Chaves como Destino” no Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso. E a iniciativa não poderia ter começado de melhor forma com a presença dos dois grandes nomes da arquitetura nacional, Siza Vieira e Souto Moura, vencedores únicos em Portugal do mais alto prémio internacional de arquitetura, os prémios Pritzker.

O Presidente da Câmara Municipal, António Cabeleira, e a Presidente da Fundação Nadir Afonso, Laura Afonso, fizeram as honras da casa e deram as boas-vindas aos ilustres palestrantes e aos muitos flavienses que encheram o auditório para assistir a esta primeira conferência, intitulada “Museu Nadir Afonso: Elementos icónicos que o caracterizam – Nadir e Siza”.

Para o autarca flaviense, a contemporaneidade do edifício projetado por Siza Vieira, conciliada com a pintura do mestre Nadir Afonso, fazem deste museu uma obra extraordinária de referência, capaz de colocar Chaves no roteiro internacional de arte contemporânea e, no futuro, ser um ícone da cidade semelhante ao que hoje significa a Ponte Romana de Trajano, atraindo muitas pessoas de visita a Chaves.

Foi num ambiente informal e quase familiar que Siza Vieira e o amigo Souto Moura, moderados pelo jornalista e Presidente da Entidade Reguladora para a Comunicação Social, Carlos Magno, dialogaram sobre os vários aspetos que caracterizam a obra de Siza Vieira e, em particular, sobre o edifício que irá receber brevemente o espólio do pintor flaviense, Nadir Afonso.

Segundo Souto Moura, este é um dos edifícios de Siza Vieira de que mais gosta, está muito bem implantado, num sítio privilegiado entre a cidade histórica e as margens do rio. De acordo com o próprio, é “simples, linear, claro, tem uma forma bem distribuída e, portanto, merece por si só uma visita”.

Refira-se que o espaço museológico em homenagem a Nadir Afonso, constituído por diversas áreas, auditório, salas de exposições temporárias e permanentes, arquivo, biblioteca, cafetaria, atelier e loja, entre outras, representa um investimento de 7 milhões e 700 mil euros, estando agendada a sua inauguração para o início do mês de julho, numa cerimónia que contará com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Este foi o primeiro encontro de um ciclo de conferências organizadas pela autarquia, que visa potenciar e promover a cidade de Chaves, a partir de produtos diferenciadores com base no Turismo Cultural e Criativo, pretendendo igualmente envolver a população.

A segunda conferência realizar-se-á no dia 20 de agosto, subordinada ao tema “Os castros no concelho de Chaves: A imponência da civilização pré-romana no concelho de Chaves” e irá decorrer no Auditório do Centro Cultural pelas 16 horas. O debate contará com a presença do Professor Doutor Armando Coelho da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e do Professor e Historiador flaviense, José Carvalho Martins.

 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Os últimos dias do Vale do Tua

WTCC a disputar entre sexta-feira e domingo na cidade transmontana.