A Câmara de Vila Real abriu o concurso público para a recuperação da pista do aeródromo municipal pelo preço base de 497 mil euros (sem IVA), segundo o anúncio publicado hoje em Diário da República (DR).

De acordo com o DR, o concurso diz respeito à reabilitação da pista do aeródromo municipal, que está encerrada à operação dos aviões desde 2019.

O preço base do procedimento é 497 mil euros (sem IVA), o que perfaz um valor de 611 mil euros (com IVA), as proposta podem ser apresentadas no prazo de 21 dias, a contar de hoje, e, depois da consignação, a obra deverá ser executada em 60 dias.

O presidente da Câmara de Vila Real, Rui Santos, já tinha dito à agência Lusa que este concurso público tem um “caráter de urgência” para “que a pista possa ser o mais depressa possível arranjada”.

“E para que as aeronaves de asa fixa possam ali aterrar e levantar com toda a segurança”, acrescentou.

Rui Santos explicou que se trata de “um concurso público com caráter de urgência, que não necessitará de ir a Tribunal de Contas”, e disse esperar que “a obra esteja concluída até ao verão”. 

Em julho de 2019, o município anunciou o encerramento do aeródromo municipal “por tempo indeterminado” à operação de aviões, depois de ter sido detetado "um perigo de abatimento na pista".

Em consequência do encerramento da pista aos aviões, já que os helicópteros continuam a poder aterrar, Vila Real deixou de ser paragem na carreira aérea que liga Bragança a Portimão (Faro), com passagem ainda em Viseu e Cascais (Lisboa), e os dois aviões médios anfíbios que ali estavam aparcados, no período crítico de incêndios, foram reposicionados, ficando posicionados localmente helicópteros. 

“Esta obra é importante, urgente, foi um imprevisto, nunca nos tinha passado pela cabeça a necessidade de reformular a pista, quem olha para ela não dá conta, mas, de facto, o solo, a camada interior da pista está descalça, os materiais arenosos foram desaparecendo e, sendo um imprevisto, foi muito difícil encontrar uma solução”, afirmou.

O município aguarda visto do Tribunal de Contas para a consignação do centro municipal de Proteção Civil, a construir na zona do aeródromo, uma obra que inclui o hangar de entrada e saída de passageiros e toda infraestrutura de apoio à própria pista. 

Este empreendimento representa um investimento de cerca 2,2 milhões de milhões de euros. 

Neste espaço irá também ficar instalada a sede do Comando Regional do Norte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil.

Fotografia: Diário de Trás-os-Montes (para ver com melhor resolução clique na imagem)



PARTILHAR:

Emídio Gomes toma posse como reitor da UTAD

Museu do Douro homenageia pintora Armanda Passos