A Câmara de Vila Real vai emprestar 200 computadores e ‘tablets’ para alunos sem estas ferramentas, disponibilizar espaços com Internet para o ensino à distância e ainda garantir refeições escolares em 22 pontos espalhados pelo concelho.

O município presidido por Rui Santos disse hoje, em comunicado, que está “consciente da dificuldade de algumas famílias na adaptação à nova realidade do ensino, decorrente da pandemia”.

Por causa da covid-19, o terceiro período para os alunos do 1.º ao 10.º ano vai decorrer em regime de ensino à distância e com o recurso à telescola, que começou hoje a ser emitida na RTP Memória.

A autarquia transmontana afirmou que, uma “vez que o Estado Central ainda não operacionalizou um programa de apoio a estas famílias”, deliberou um conjunto de medidas que deverão “ser implementadas progressivamente até à próxima sexta-feira”.

As medidas serão articuladas com os quatro estabelecimentos de educação e ensino da rede pública e juntas de freguesia.

Segundo a câmara, no âmbito do Plano Integrado de Promoção do Sucesso Escolar, foram entregues aos agrupamentos e escolas cerca de 200 equipamentos informáticos novos, nomeadamente computadores e ‘tablets’.

“A partir deste momento, estes equipamentos poderão ser emprestados aos alunos sinalizados pelos estabelecimentos de educação e ensino. Apesar de terem sido adquiridos com outra finalidade, o município autoriza a sua cedência aos alunos, sendo a gestão dos empréstimos feitos pelos referidos estabelecimentos”, explicou.

A par desta decisão, a autarquia e o Regia Douro Park estão a desenvolver contactos com empresas privadas que possam ceder ou oferecer equipamentos informáticos, que serão também direcionadas para as escolas.

De acordo com a câmara, uma “vez que a cobertura de Internet no território não é uniforme”, serão também “disponibilizados 120 espaços de utilização individual em estabelecimentos de ensino de todo o concelho, dotados de equipamento informático e internet”.

Nestes espaços serão assegurados “o cumprimento das regras de afastamento social, utilização individual e higienização do espaço, após cada utilização”.

Os estabelecimentos de ensino estão a ultimar a sinalização de alunos abrangidos pelos escalões A e B da ação social escolar, que necessitam da manutenção das refeições nas cantinas.

Após esse levantamento, segundo o município será “criada uma rede de 22 pontos onde as refeições escolares serão diariamente depositadas e onde os alunos ou os seus encarregados de educação as poderão recolher”.

Aqueles 22 pontos de recolha estarão distribuídos pelas 20 freguesias do concelho, cabendo às juntas a identificação do melhor local para a sua localização.

Em casos onde seja possível, as juntas poderão proceder à distribuição destas refeições.

No âmbito da delegação de competências da câmara municipal nas direções dos estabelecimentos de educação e ensino, foram transferidos cerca de 140.000 euros para despesas de funcionamento geral, entre os meses de março e junho, inclusive.

Dada a diminuição de despesas de funcionamento, fruto do encerramento destes estabelecimentos, o município anunciou que deliberou conceder autorização aos agrupamentos e escolas para “direcionar os valores sobrantes para a aquisição de equipamentos informáticos e outros”.

“Todas estas medidas serão avaliadas e monitorizadas em permanência, de forma a perceber se, por um lado, dão a resposta necessária às dificuldades dos nossos alunos e, por outro, se é possível complementá-las de alguma forma”, salientou a autarquia.

Foto: Bruno Taveira



PARTILHAR:

Granizo causa estragos e receios de perda total de colheitas na Vilariça

Politécnico de Bragança mantém aulas não presenciais até 30 de maio