O projeto “Animais sem companhia”, proposto pela plataforma Proanimal e apoiado pela Junta de Vila Real, permitiu esterilizar cerca 100 cães e gatos em 2019 e quer ajudar a controlar os animais de rua na cidade.

A campanha de esterilização e de sensibilização da Associação de Proteção Animal de Vila Real - Plataforma Proanimal foi um dos projetos vencedores da última edição do orçamento participativo da Junta de Freguesia de Vila Real.

“As campanhas de esterilização em massa de animais, com ou sem dono, são a solução para reduzirmos drasticamente o número de cães e gatos na rua”, afirmou hoje António Brandão, um dos responsáveis pela associação.

Criada há oito anos, a Proanimal é um projeto que vive do voluntariado e de donativos.

António Brandão defendeu que o caminho para travar “a bola de neve” dos animais de rua são as “campanhas eficazes de sensibilização e de esterilização”.

Esse é precisamente o destino que a associação vai aos oito mil euros ganhos através do orçamento participativo da Junta de Freguesia de Vila Real.

Desde o início do ano já foram esterilizados cerca de 100 cães e gatos, tendo sido aplicada metade da verba.

“É um projeto que corresponde a uma preocupação crescente dos nossos concidadãos e à necessidade do controle populacional dos animais errantes”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia, Francisco Rocha.

O autarca referiu que este projeto também “tem permitido aumentar o número de adoções deste tipo de animais”.

Atenta à problemática animal está também a Câmara de Vila Real que hoje anunciou um apoio de cinco mil euros para a Proanimal, uma ajuda à esterilização dos animais e a criação do primeiro parque canino do concelho.

António Brandão especificou que o apoio financeiro será aplicado no pagamento das dívidas da organização.

Por sua vez, o vereador da Câmara de Vila Real Carlos Silva disse que o município se candidatou aos apoios da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), e que a verba de 15 mil euros se destina a ajudar os munícipes que pretendam esterilizar cães e gatos.

Será atribuído um apoio que vai dos 15 euros para gatos até aos 55 euros para fêmeas e os munícipes poderão ainda usufruir dos protocolos que a Plataforma tem firmados com algumas clínicas e hospitais veterinários e que permitem fazer as esterilizações a preços mais reduzidos.

O vereador salientou que a câmara está “empenhada em reduzir o número de animais errantes no concelho” e “contribuir para o bem-estar dos animais de companhia”.

O objetivo é também potenciar a adoção dos animais de rua de forma sustentável.

Carlos Silva explicou que o parque canino vai dar resposta a uma reivindicação dos detentores de animais de companhia, vai ser construído na zona de Lordelo e deverá entrar em funcionamento em 2020.

O projeto representa um investimento de 10 mil euros e naquele espaço os animais poderão andar sem trela e dispor de equipamentos para realizar exercícios em salto, rampa ou paliçada.



PARTILHAR:

Carne Barrosã DOP foi premiada com a Medalha de Ouro

VII Mostra de Artes - Implicarte