A Câmara de Vila Real anunciou hoje o lançamento dos concursos públicos para a criação do centro escolar de Lordelo e a requalificação e ampliação da escola básica Prado-Ferreiros, num investimento de dois milhões de euros.

Em conjunto, a recuperação da antiga escola de enfermagem para acolher o centro escolar de Lordelo e a requalificação e ampliação da escola do Prado/Ferreiros representam um investimento superior a dois milhões de euros, conta com o apoio de fundos comunitários e têm um prazo de execução de 12 meses.

Estes projetos, de acordo com a autarquia, são "considerados fundamentais para o desenvolvimento de Vila Real, ao mesmo tempo que contribuem para a dinamização da economia".

Em comunicado, o município explicou que a solução escolhida para criar um novo centro escolar em Lordelo passou pelo aproveitamento da infraestrutura construída da antiga Escola Superior de Enfermagem, adaptando-a ao ensino básico.

Depois de concluído, o estabelecimento de ensino passará a ter oito salas para o 1.º ciclo e três para o ensino pré-escolar.

A escola do Prado-Ferreiros vai também, segundo a autarquia, “ser alvo de uma intervenção de fundo”.

Para além da requalificação dos espaços interiores e exteriores já existentes, será implantado um novo pavilhão de serviços.

O projeto prevê que, no edifício já existente vão ficar quatro salas para o 1.º ciclo e no novo edifício, de forma autónoma, e para além de outras valências, funcionará uma sala para ensino pré-escolar.

A autarquia salientou que esta escola, “apesar de todas as limitações, se tem conseguido afirmar como eco escola de referência, nomeadamente com o trabalho desenvolvido na sua horta pedagógica”.

Depois dos concursos públicos, cujo lançamento foi aprovado agora, será preciso cumprir outros trâmites legais, como o visto do Tribunal de Contas.



PARTILHAR:

Vila Real cancela Circuito Internacional e assegura regresso em 2021

Vila Real, Chaves e Mirandela recebem Camião da Esperança