O município de Vila Real vai aplicar cerca de três milhões de euros na ampliação da rede de saneamento básico e atingir uma taxa de cobertura de 84% do concelho, foi hoje anunciado.

O investimento vai ser concretizado no âmbito da empresa Águas do Interior Norte (AdIN), que iniciou a sua atividade em janeiro de 2020 e tem sede em Vila Real.

“É mais um investimento na área do saneamento e da água e permitirá que o concelho de Vila Real atinja uma taxa de cobertura da rede de saneamento de 84%, depois de concluído, atingindo a média nacional e até a ultrapassando ligeiramente”, afirmou o presidente da câmara, Rui Santos.

O autarca referiu que o investimento ronda os três milhões de euros e que o prazo de execução da empreitada, consignada hoje, é de 550 dias.

A obra incide em aldeias da União de Freguesias de Adoufe e Vilarinho da Samardã e da Freguesia de Vila Marim.

“Este investimento é fundamental quer na área ambiental quer para servir as pessoas” frisou Rui Santos.

E resulta, segundo o autarca, de uma estratégia que já vem desde 2013, quando o PS ganhou pela primeira vez as eleições autárquicas em Vila Real, e “priorizou” o investimento na área da água e saneamento.

Na altura, a taxa de cobertura da rede de saneamento neste concelho rondava os “63%”.

De acordo com Rui Santos, desde 2013, o município aplicou “27 milhões de euros” nas redes de água e saneamento e construiu cerca de 116 quilómetros de ramais para saneamento.

Até esse ano, referiu, tinham sido “construídos 200 quilómetros de ramais para saneamento no concelho, cerca de 40% dos quais construídos por privados.

“Com este novo investimento concluído nós atingiremos uma taxa de cobertura de 84% (…) Estamos convencidos que, durante os próximos quatro anos, aproveitando o quadro comunitário 20/30 e o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), teremos condições para aumentar substancialmente esta taxa de cobertura. Direi que abrangeremos mais de 92, 93% da população, é essa a nossa convicção”, sublinhou Rui Santos.

A AdIN é a entidade gestora dos serviços de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais dos municípios de Freixo de Espada à Cinta, Mesão Frio, Murça, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Torre de Moncorvo e Vila Real, onde residem cerca de 100 mil habitantes.



PARTILHAR:

Festa da Cereja de Alfândega da Fé com novo formato

GNR apreende três armas em investigação por caça ilegal em Alijó