A Câmara de Vila Real aprovou o lançamento de um novo concurso público para a concessão dos transportes públicos urbanos e interurbanos, pelo preço base de 800 mil euros, para aumentar a frota, percursos e horários.

O município assumiu-se como entidade de transportes, quer juntar os serviços urbano e interurbano e, para o efeito, decidiu lançar um novo concurso público internacional.

O presidente da Câmara de Vila Real disse que se trata de “um concurso que quase duplicará a frota disponível e que tem como objetivo melhorar consideravelmente o serviço de transportes urbanos no concelho”.

“Como sempre disse, não estamos satisfeitos com aquilo que temos, queremos melhor, queremos mais horários, mais percursos, maior rapidez a preços acessíveis e com autocarros confortáveis”, afirmou.

O vereador do pelouro do Urbanismo, Acessibilidades, Mobilidade e Transportes, Adriano Sousa, explicou que, com a nova concessão, vai ser aumentada a cobertura dos transportes para algumas freguesias periurbanas e será também aumentada a frequência dos autocarros nas linhas mais utilizadas.

Os bairros históricos, como Ferreiros, São Vivente de Paula ou Santa Maria, passarão a ser percorridos com autocarros de menor dimensão devido aos constrangimentos na circulação atualmente verificados.

De acordo com o vereador, pretende-se também que o “transporte interurbano fique 100% na alçada da câmara e possa ser melhor gerido em articulação com os transportes urbanos”.

Outra novidade, de acordo com Adriano Sousa é a “introdução do chamado transporte flexível”, dirigido “ aos núcleos mais isolados e em que a procura não justifica uma linha dedicada de transporte interurbano”.

“O nosso objetivo é que esse transporte flexível se faça a pedido, ou seja, a pessoa através de um simples telefonema pode solicitar o transporte para determinadas horas”, explicou o vereador.

Para avançar com o novo procedimento, o município decidiu revogar o contrato com a transportadora Rodonorte.

O lançamento do concurso público foi aprovado hoje, em reunião de câmara e vai a discussão na Assembleia Municipal de 26 de junho.

Também hoje, foi aprovado o lançamento do novo concurso público para a concessão, exploração e fiscalização do estacionamento à superfície e subterrâneo no concelho de Vila Real

Neste processo, segundo Rui Santos, está também incluída a construção de um parque de estacionamento nos terrenos do seminário diocesano, próximo da avenida Carvalho Araújo, com 235 lugares e que implica um investimento de cerca de 4,3 milhões de euros.



PARTILHAR:

GNR recupera quase a totalidade de recheio furtado em residência

REN entregou uma viatura 4x4 aos Bombeiros Voluntários de Salto