A REN – Redes Energéticas Nacionais, entregou uma viatura 4x4 à Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Salto, no concelho de Montalegre, no âmbito da sua política de apoio às comunidades locais e à prevenção de incêndios rurais.

“Esta doação é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelas corporações de bombeiros durante todo o ano. Mas é a pensar no combate aos fogos que a REN, todos os meses, executa várias ações de prevenção em articulação com as autoridades competentes, limpando as faixas de servidão, de forma a aumentar a resiliência das suas infraestruturas e dos territórios”, justifica.

No concelho de Montalegre, e desde 2018, foram limpos pela REN em ações de prevenção contra os incêndios rurais mais de 96 hectares de terreno contíguo às linhas elétricas afetas à Rede Nacional de Transporte de Eletricidade (o equivalente a 96 campos de futebol).

A Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Salto agradeçe publicamente à REN, Redes Energéticas Nacionais SGPS, S.A. a cedência desta viatura que chegou hoje às nossas instalações. Depois de algumas adaptações será mais um contributo para a nossa operacionalidade, para a prestação de socorro e serviço à população.

Este ano foram sete corporações de bombeiros de várias partes do país receberam novas viaturas de combate aos incêndios florestais, uma doação feita pela REN - Redes Energéticas Nacionais, divulgou hoje a empresa.

As viaturas foram entregues às corporações de bombeiros voluntários de Alvalade (Santiago do Cacém), Águas de Moura (Palmela), Marco de Canaveses, Ponte de Lima, Salto (Montalegre), Sacavém (Loures) e Terras de Bouro, segundo refere a REN, em comunicado.

Neste âmbito, a REN já doou, desde 2009, 71 veículos, sendo que 44 foram doados a corporações de bombeiros e 27 às equipas de prevenção de incêndios das autarquias.

“Durante a época de incêndios, a REN ativa o seu Plano de Prevenção, Alerta e Atuação, no âmbito do qual, entre 01 de junho e 30 de setembro de 2020, a empresa tem seis equipas em alerta 24 horas por dia”, acrescenta a nota.

Em jeito de balanço, a REN refere que nos últimos cinco anos foram limpos mais de 30 mil hectares, o equivalente à área ocupada por 30 mil estádios de futebol.

“Só em 2019, a REN atuou em mais de 8 mil hectares (31 hectares/dia)”, aponta.

A empresa sublinha, ainda que em 2019 investiu mais de oito milhões de euros na limpeza das faixas, aviso a proprietários e supervisão de segurança.



PARTILHAR:

Vila Real abre concurso internacional para transportes públicos

Comerciantes pedem corte de trânsito em rua de Chaves para aumentar esplanadas