Passar para o conteúdo principal
Diário de Trás-os-Montes
Montes de Notícias
  • Início
  • Bragança
    • Alfândega da Fé
    • Bragança
    • Carrazeda de Ansiães
    • Freixo de Espada à Cinta
    • Macedo de Cavaleiros
    • Miranda do Douro
    • Mirandela
    • Mogadouro
    • Torre de Moncorvo
    • Vila Flor
    • Vimioso
    • Vinhais
  • Vila Real
    • Alijó
    • Boticas
    • Chaves
    • Mesão Frio
    • Mondim de Basto
    • Montalegre
    • Murça
    • Ribeira de Pena
    • Sabrosa
    • St.ª Marta Penaguião
    • Peso da Régua
    • Valpaços
    • Vila Pouca de Aguiar
    • Vila Real
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Fotogalerias
  • Vídeos
  • Opinião
  1. Início
Investigadores vão atualizar dados sobre o estado de conservação de Morcegos em Portugal

UTAD lidera consórcio que vai avaliar estado de conservação dos morcegos

Lusa em Seg, 26/10/2020 - 10:05

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) lidera o consórcio "Chiroptera" que vai avaliar o estado de conservação dos morcegos, no âmbito da revisão do Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal Continental, anunciou hoje a academia.

O trabalho sobre os morcegos (quirópteros) é liderado pelo Laboratório de Ecologia Aplicada (LEA) da UTAD, tem a duração de dois anos e conta com 102 mil euros ao abrigo de um projeto financiado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR).

“Nesta monitorização em particular prevê-se rever e atualizar a lista taxonómica de referência de morcegos, atualizar a informação sobre a distribuição geográfica, habitats de ocorrência, estimativa populacional e as pressões que recaem sobre estas espécies, habitats e abrigos com vista a uma adequada aplicação dos critérios de classificação da União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e a determinação do seu estado de conservação, segundo a Diretiva Habitats”, afirmou João Alexandre Cabral, coordenador científico do LEA.

De acordo com o líder do projeto na UTAD, o projeto prevê a realização de deteções acústicas, prospeção de abrigos e captura de morcegos.

Através destas técnicas pretende-se, segundo João Alexandre Cabral, “recolher informação que permita atualizar a distribuição das diferentes espécies de morcegos que ocorrem em Portugal continental, de modo a colmatar as lacunas de conhecimento e avaliar rigorosamente o seu estatuto de ameaça e estado de conservação”.

A UTAD referiu, em comunicado, que o trabalho está a ser realizado em parceria com as universidades de Évora e do Porto, em articulação com o Instituto de Conservação Ada Natureza e Florestas (ICNF).

Envolve ainda voluntários e peritos da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

A entidade adjudicante do projeto é a FCiências.ID – Associação para a Investigação e Desenvolvimento de Ciências, uma associação de direito privado e sem fins lucrativos que foi constituída em 2017.

O objetivo do novo Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal continental é melhorar o conhecimento destas espécies e contribuir para o estabelecimento de medidas e ações de conservação.

Este projeto pretende avaliar o risco de extinção de 74 mamíferos analisados em 2005, aquando da publicação do Livro Vermelho dos Vertebrados de Portugal, e de novas espécies recorrendo aos critérios da UICN e, simultaneamente, avaliar o estado de conservação das espécies abrangidas pela Diretiva Habitats, realizada a cada seis anos.

O novo Livro Vermelho dos Mamíferos de Portugal continental prevê a criação de uma base de dados com os aspetos da ecologia, distribuição e abundância destas espécies.

Segundo a FCiências.ID, algumas das espécies mais ameaçadas em território português são a cabra-montês, o lince-ibérico, o morcego–deferradura-mediterrânico, classificados como criticamente em perigo de extinção.

Como espécies em perigo foram identificados o lobo-ibérico, o morcego de Bechstein e a baleia-comum.

Foto: Paulo Barros /UTAD 


Facebook Twitter
Partilhar



+ Reportagens

Vila Real
Vila Real perde população, aumenta o turismo e atrai empresas

Os dados estatísticos da PORDATA revelam que Vila Real aumentou o número de empresas não financeiras, unidades hospitalares e alojamentos turísticos.


+ Entrevistas

Vila Real
"A música é quase como uma oração para me proteger"

“Entrevista com Diogo Seixas mais conhecido pelo nome artístico D-Lay, é um rapper Vilarealense, que desde muito jovem teve um gosto enorme pela musica. 

Vila Real
Rui Santos promete regressar em 2020, melhor que em 2019.

“Somos a mais pequena de todas as organizações completamente amadora a fazer um circuito com estas caraterística numa prova FIA, o segredo é isso a paixão o amor e é também a qualidade que colocamos na organização deste evento”, Rui Santos, Presidente da Câmara de Vila Real.

Vila Real
“A minha grande escola de vida foi o jornalismo”

Natural de Sabrosa, doutor em Cultura Portuguesa e mestre em Ciências da Comunicação, a Alexandre Parafita é-lhe escasso o tempo para ser tanta coisa, como professor, escritor, etnógrafo e jornalista, entre várias outras. 


+ Galerias

Caloirada aos Montes
50º Circuito Int. de Vila Real
Rock Nordeste 2019
Mouços - Srª da Pena - Vila Real
5º infowine.forum

+ Vídeos


Vídeo Promocional de Vila Real
Vila Real
Vila Real
Vila Real
Reino Maravilhoso
Alvão e Marão
Linha do Corgo  - Reportagens de 1960 a 1980
Linha do Corgo, de 1960 a 1980

Opinião

Retrato de chrys
Chrys Chrystello
Timor 45 anos depois
25/02/2021
Retrato de Preto
Ana Preto
Das palavras que nos desqualificam
23/02/2021
Retrato de Guerra
Luis Guerra
Olhares e paisagens
23/02/2021
Retrato de luis
Luis Ferreira
Salas virtuais
21/02/2021

+ Vistas (últimos 15 dias)

Salvou uma raposa e ganhou companhia diária ao jantar em Oleiros
// Bragança
Artur Nunes “estupefacto” com exclusão de prolongamento do IC-5
// Miranda do Douro
GNR fecha associação e multa quatro pessoas em Vimioso
// Vimioso
Dois feridos graves em colisão que envolveu uma carroça
// Carrazeda de Ansiães
Alegada vacinação ilegal contra a Covid-19 em Valpaços
// Valpaços

Publicidade Google

Publicidade


CRONISTAS

Retrato de leon
José Leon Machado
Retrato de marta
Marta Liliana
Retrato de Paulo
Paulo Fidalgo
Retrato de bob
António Bob Santos
Retrato de henrique
Henrique Ferreira
Retrato de pauloafonso
Paulo Afonso
Retrato de Bandarra
Carlos Ferreira
Retrato de chrys
Chrys Chrystello
Retrato de Angela
Ângela Bruce
Retrato de batista
Vítor Batista
Retrato de Guerra
Luis Guerra
Retrato de Preto
Ana Preto
Para sugestões, informações ou recomendações: [email protected]

Formulário de pesquisa

Diário de Trás-os-Montes

© Diario de Trás-os-Montes (Desde 1999)

Proibida qualquer cópia não previamente autorizada.



  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Login


Bragança

  • Alfândega da Fé
  • Bragança
  • Carrazeda de Ansiães
  • Freixo de Espada à Cinta
  • Macedo de Cavaleiros
  • Miranda do Douro
  • Mirandela
  • Mogadouro
  • Torre de Moncorvo
  • Vila Flor
  • Vimioso
  • Vinhais

Vila Real

  • Alijó
  • Boticas
  • Chaves
  • Mesão Frio
  • Mondim de Basto
  • Montalegre
  • Murça
  • Peso da Régua
  • Ribeira de Pena
  • Sabrosa
  • St.ª Marta Penaguião
  • Valpaços
  • Vila Pouca de Aguiar
  • Vila Real

Secções

  • Douro
  • Trás-os-Montes
  • Livros
  • Mirandês
  • Emigração
  • Diversos
© Diário de Trás-os-Montes