Já foi formalmente aprovada a nova licenciatura em Engenharia da Reabilitação e Acessibilidade Humanas, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real.

Segundo Francisco Godinho, do Departamento de Engenharias daquela universidade, \"o curso está pronto para arrancar no próximo ano lectivo, já está adaptado ao modelo de Bolonha, tem a duração de três anos e pretende lançar na sociedade os primeiros licenciados da Europa com este tipo de formação de raiz, já em 2010\".

A Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade é a profissão ou actividade orientada para aplicação da ciência e da tecnologia na melhoria da qualidade de vida de populações com necessidades especiais, entre os quais pessoas com deficiência, mas também idosos e acamados, e em áreas tão diversas como o acesso a tecnologias e serviços, educação, emprego, saúde e reabilitação funcional, transportes, vida independente e recreação.

Ainda segundo Francisco Godinho, \"esta nova licenciatura em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas possui um modelo de formação transversal na área das Ciências de Engenharia, como a Informática, Engenharia Mecânica, Electrónica e Automação, Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade, e interdisciplinar no seu conjunto, congregando áreas das Ciências Sociais e do Comportamento, Ciências da Gestão e Serviços Sociais\".

Esta iniciativa vem, também, de encontro ao Plano Nacional para a Promoção da Acessibilidade, aprovado em Conselho de Ministros, já em Dezembro de 2006, e que prevê um conjunto de medidas nesta matéria.

Nessas medidas, que incluem definições relativas aos edifícios, meios de transporte e tecnologias da informação e comunicação, está também patente a preocupação com a formação de novos profissionais na área da acessibilidade



PARTILHAR:

Grávidas de Mirandela preferem a maternidade de Vila Real

Teatro da Palmilha