A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro coloca 94,5% dos alunos, deixando para a segunda fase apenas 143 vagas, é um resultado que cresce 10% face ao ano anterior, o que constitui o melhor resultado de sempre na história da academia transmontana

Conseguimos um máximo histórico de número de novos alunos admitidos na UTAD. Por isso, este é um momento de satisfação pelo reconhecimento do trabalho de todos, mas também um acréscimo de responsabilidade com o futuro, pelo qual continuaremos a trabalhar”, sublinha o reitor Emídio Gomes. 

Do total de candidatos agora colocados, 1553 escolheram a UTAD como primeira opção para frequentar o Ensino Superior.

Conseguimos um máximo histórico de número de novos alunos admitidos na UTAD. Por isso, este é um momento de satisfação pelo reconhecimento do trabalho de todos, mas também um acréscimo de responsabilidade com o futuro, pelo qual continuaremos a trabalhar”, sublinha o reitor Emídio Gomes.

Das 36 ofertas formativas de 1º ciclo disponibilizados pela academia transmontana, 28 cursos ficaram com as vagas totalmente esgotadas nesta 1ª fase. Engenharia Informática, Ciências do Desporto, Enfermagem e Medicina Veterinária são os que registaram maior número de alunos. Medicina Veterinária (171,5 valores), Psicologia (164,0) e Gestão (160,5) estão no “top 3” dos cursos com a classificação média de entrada mais elevada deste ano.

O reitor da UTAD espera mesmo conseguir que a UTAD se aproxime dos 1 700 novos estudantes quando estiverem completadas as três fases do CNAES (incluindo regimes especiais de acesso).

O período de matrículas para os estudantes agora colocados na UTAD começa amanhã, dia 12, e termina na próxima sexta-feira, 16 de setembro. Após o agendamento online, os novos estudantes devem dirigir-se a uma das cinco Escolas da UTAD (Ciências Agrárias e Veterinárias, Ciências Humanas e Sociais, Ciências e Tecnologia, Ciências da Vida e do Ambiente, e Escola Superior de Saúde).

Na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso para o ano letivo 2022/23, foram colocados 49 806 novos estudantes no ensino superior público, sendo que 84% desses estudantes foram colocados numa das suas três primeiras opções de candidatura. Segundo o comunicado oficial da DGES, o valor total de colocados é o segundo mais elevado desde 1989.

De acordo com a mesma fonte, o número de colocados em instituições sediadas em regiões de menor densidade demográfica aumentou 6%, o que corresponde a 13 351 estudantes.

De 12 a 23 de setembro decorrerá a apresentação da candidatura à 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público de 2021.

Os resultados estão disponíveis no ‘site’ da Direção-Geral do Ensino Superior: http://www.dges.gov.pt.

 

Fotografia: Antonio Pereira

 



PARTILHAR:

Politécnico de Bragança coloca 1177 alunos na primeira fase, ocupa 52,5% das vagas

Desportivo de Chaves perde com o Porto e segue com oito pontos.