O FC Porto venceu hoje o Desportivo de Chaves, por 3-0, em jogo da sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol, e isolou-se provisoriamente no segundo lugar, a três pontos do líder Benfica.

Taremi, aos três minutos, abriu caminho à formação campeã nacional, que selou o triunfo com os golos de Evanilson e André Franco, aos 70 e 82, respetivamente, isolando-se provisoriamente no segundo lugar, com 15 pontos, a três do Benfica e com mais dois do que o Sporting de Braga, que no domingo visita o Rio Ave.

O Desportivo de Chaves, que não perdia há quatro jogos, segue no oitavo lugar, com oito pontos.

 

Futebol: I Liga/ FC Porto - Desportivo de Chaves (ficha)

 

O FC Porto venceu hoje o Desportivo de Chaves por 3-0, em jogo da sexta jornada da I Liga portuguesa de futebol, que se realizou no Porto.

Jogo disputado no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto – Desportivo de Chaves, 3-0.

Ao intervalo: 1-0.

 

Marcadores:

1-0, Taremi, 03 minutos.

2-0, Evanilson, 70.

3-0, André Franco, 82.

 

Equipas:

FC Porto: Diogo Costa, João Mário (Evanilson, 60), Fábio Cardoso, David Carmo, Wendell, Pepê (Rodrigo Conceição, 84), Uribe, Eustáquio, Galeno (Veron, 75), Taremi (Gonçalo Borges, 84) e Toni Martínez (André Franco, 60).

(Suplentes: Cláudio Ramos, Pepe, Veron, Grujic, Rodrigo Conceição, Namaso, André Franco, Evanilson e Gonçalo Borges).

Treinador: Sérgio Conceição.

Desportivo de Chaves: Paulo Vítor, João Correia, Nélson Monte, Steven Vitória, Langa, João Mendes, João Teixeira, Guima (Morim, 54), Jonny Arriba (Luther Singh, 65), Hector (Benny, 83) e Juninho (Jô Batista, 83).

(Suplentes: Gonçalo Pinto, Habib, Luther Singh, Sandro Cruz, Ponck, Queirós, Morim, Benny e Jô Batista).

Treinador: Vítor Campelos.

 

Árbitro: António Nobre (AF Leiria).

Ação disciplinar: cartão amarelo para Guima (28), Uribe (29), Morim (67), Nélson Monte (80).

Assistência: 44.109 espetadores.

 

COMENTÁRIO: FC Porto carpe mágoas de Madrid com triunfo sereno sobre Chaves

 

O campeão nacional de futebol FC Porto carpiu hoje mágoas da derrota tardia consentida frente ao Atlético de Madrid na Liga dos Campeões, ao superiorizar-se 3-0 ao Desportivo de Chaves, em partida da sexta jornada da I Liga.

No Estádio do Dragão, no Porto, o iraniano Mehdi Taremi ‘faturou’ logo aos três minutos, na ‘ressaca’ das críticas geradas pela sua expulsão no duelo em Espanha, sendo que o brasileiro Evanilson, aos 70, e o reforço André Franco, aos 82, completaram o resultado.

O FC Porto subiu provisoriamente ao segundo lugar, com 15 pontos, menos três face ao líder isolado Benfica e dois sobre o Sporting de Braga, que no domingo visita o Rio Ave, enquanto o Desportivo de Chaves é oitavo classificado, com oito, e perdeu quatro jogos depois, numa série que até incluiu um êxito no terreno do Sporting (2-0).

Entre o deslize da última quarta-feira (1-2) e a receção da próxima terça-feira aos belgas do Club Brugge, ambas do Grupo B da ‘Champions’, Sérgio Conceição efetuou quatro mexidas no ‘4-4-2’ clássico, tendo Fábio Cardoso, Wendell, João Mário e Toni Martínez substituído unidades influentes como Pepe, Zaidu, Otávio e Evanilson, respetivamente.

Já Vítor Campelos trocou apenas Kevin Pina, entretanto transferido para os russos do Krasnodar, por João Mendes face ao empate em casa com o Rio Ave (1-1), na jornada anterior da I Liga, mas nem tempo houve para avaliar as intenções da equipa flaviense.

Ao terceiro minuto, no primeiro ataque perigoso do duelo, João Mário cruzou na direita e Toni Martínez tentou impor-se perante Steven Vitória, ficando a bola à mercê de Mehdi Taremi, que desbloqueou o marcador a favor do FC Porto pela segunda ronda seguida.

Os ‘dragões’ prolongariam essa entrada incisiva com incursões de Galeno, aos 11 e 22 minutos, e João Mário, aos 18, todas detidas por Paulo Vítor, que, na área contrária, viu Héctor Hernández responder com hesitação aos centros de João Correia, aos 20 e 33.

Esse crescente atrevimento do Desportivo de Chaves, que se voltaria a manifestar num pontapé ao lado de João Teixeira, já aos 45+3 minutos, ajudou a ‘estancar’ a produção ofensiva anfitriã até ao intervalo, soltando-se do peso anímico da desvantagem precoce.

Os transmontanos procuraram intensificar a toada no regresso dos balneários, mas sem clarividência para visarem a baliza de Diogo Costa, numa fase em que Matheus Uribe, após canto de Eustáquio, aos 67 minutos, quase disfarçou a desinspiração do FC Porto.

Sérgio Conceição trouxe do banco André Franco e Evanilson, que tranquilizou as hostes ‘azuis e brancas’ aos 70 minutos, ao finalizar de baliza aberta uma iniciativa de Taremi, castigando a abordagem passiva de Steven Vitória ao passe atrasado de Luther Singh.

Sem nunca se ter escondido, o conjunto de Vítor Campelos voltaria a ‘tombar’ através de erros individuais, agora de Paulo Vítor, que não agarrou um centro na direita do recém-entrado Gabriel Veron e facilitou o primeiro golo de André Franco pelos ‘dragões’, aos 82 minutos, antes da estreia de Rodrigo Conceição, filho do treinador, na equipa principal.

 

Futebol: I Liga/ FC Porto - Desportivo de Chaves (declarações)

Declarações do treinador do Desportivo de Chaves, Vítor Campelos, no final do encontro da sexta joranda da I Liga portuguesa de futebol frente ao FC Porto, disputado hoje no Porto, e que foi vencido pelos anfitriões, por 3-0:

 

- Vítor Campelos (Treinador do Desportivo de Chaves): “Sabíamos que o FC Porto ia entrar forte. Tínhamos de estar muito concentrados, mas, infelizmente, acabámos por sofrer. Quero ressalvar a atitude dos jogadores que continuaram confiantes e a cumprir o que trabalhámos estrategicamente durante a semana.

A ideia era a equipa circular rápida e tirar a bola da zona de pressão. Fizemos isso algumas vezes, nas outras a ideia estava lá, mas os passes não saíram com a eficácia que queríamos.

Faltou uma pontinha de sorte ao Desportivo de Chaves na primeira parte. Tivemos duas oportunidades pelo Héctor e outra pelo João Teixeira e poderíamos ter empatado.

Ao intervalo falámos sobre a circulação de bola e para continuarmos a fazer o que fizemos na primeira parte. Errámos passes a virar o espaço de jogo e essas foram situações das quais poderíamos ter tirado outro partido.

A equipa teve sempre a expectativa de chegar ao empate. Mas depois do 2-0, num erro coletivo nosso, o resultado ficou quase que ditado. Continuámos com a nossa ideia de jogo e fizemos uma partida dentro do que trabalhámos. Claro que há situações e pormenores que poderiam ter sido diferentes. Mas no geral, os jogadores tiveram uma grande atitude, fizeram o que trabalhámos com confiança e qualidade.

O caminho é trabalhar dentro do que temos feito. Estou triste pelo resultado, mas contente por muitas coisas que fizemos durante o jogo.

Não defrontámos uma equipa qualquer. Se calhar o FC Porto não teve o resultado que merecia contra o Atlético de Madrid. Antes do jogo dissemos aos jogadores que há jogadores que estão no FC Porto e que há uns anos estavam no Famalicão, no FC Porto B, no Rio Ave ou no Desportivo de Chaves, Daqui a um ou dois anos estes jogadores podem estar em equipas grandes. Ainda agora o Pina e o Batxi foram para o Krasnodar e o Alexsandro foi para o Lille. Como disse antes do jogo, são 11 contra 11”.



PARTILHAR:

UTAD coloca 1539 alunos na primeira fase, ocupa 94,5% das vagas

IVDP premeia comunidade intermunicipal, enólogo e quintas por boas práticas no Douro