A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro coloca 88 % dos alunos, deixando para a segunda fase apenas 200 vagas, é um resultado que decresce ligeiramente face ao ano anterior, quebrando assim uma tendência de subida.

Do total de candidatos, 1467 escolheram a UTAD como primeira opção para frequentar o Ensino Superior.

Acrescem ainda os três Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) disponibilizados pela Escola Superior de Saúde da UTAD, que tiveram uma procura superior ao número de vagas. Também a procura internacional tem vindo a crescer. ​No próximo ano letivo, quase 900 estudantes, oriundos de 49 países, vão estudar na academia transmontana.

“Estamos satisfeitos com resultados obtidos nesta 1ª fase. A procura pelos segundos e terceiros ciclos na UTAD também continuou a crescer, o que me faz acreditar num ano académico muito positivo”, afirma o reitor Emídio Gomes.

A UTAD tem cursos com todos as vagas preenchidas na primeira fase, com exceção dos cursos de: Engenharia Agronómica, Engenharia Zootécnica, Engenharia e Biotecnologia Florestal, Engenharia Civil, Engenharia e Gestão Industrial, Engenharia Informática, Matemática Aplicada e Ciência de Dados, Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Bioengenharia. 

A média mais alta é Medicina Veterinária com 175,1 seguido de Psicologia com 164,1, como nota do último de cada curso respetivamente.

Segundo informação do próprio Ministério estima que no geral, os novos inscritos no ensino superior público no ano letivo 2021-2022 para o Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro seja de 1985 em todos as fases e graus de ensino.

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino Superior.  

Há 49.452 novos estudantes no ensino superior público, é o segundo maior número de colocados nos últimos 30 anos. O recorde foi ultrapassado apenas no ano passado, quando quase 51 mil alunos ficaram colocados na primeira fase.  

De 27 de setembro a 8 de outubro decorrerá a apresentação da candidatura à 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público de 2021.

 

Fotografia: Diário de Trás-os-Montes (para ver melhor clik na foto)

 

 



PARTILHAR:

Nuno Ferreira eleito com maioria absoluta

Politécnico de Bragança coloca 1074 alunos na primeira fase, cresce 5%