Instituto Politécnico de Bragança registou um aumento da procura em relação ao ano anterior com um aumento de 4%, colocando na primeira fase 1074 alunos, ficando ainda para as próximas fases 1178 anos nos diversos cursos, para um número total de vagas de 2236.

Colocou 426 alunos como primeira opção, número sensivelmente igual ao ano anterior.

No entanto o Instituto Politécnico de Bragança aparece em primeiro lugar como sendo a instituição com mais cursos sem qualquer aluno colocado na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), segundo dados divulgados hoje pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES).

São onze cursos, na maioria na área das engenharias, que vão desde a Engenharia Civil a Eletrotécnica, passando pela Agronómica, Alimentar ou Zootécnica.

Em Bragança ficaram ainda por preencher todas as vagas dos cursos de Informática de Gestão, Enologia, Relações Lusófonas e Língua Portuguesa, Tecnologia e Gestão Industrial e Informática e Comunicações.

Em contrapartida o IPB tem cursos com as vagas todas preenchidas na primeira fase, são os casos de: Enfermagem Veterinária, Marketing, Solicitadoria, Comunicação e Jornalismo, Dietética e Nutrição, Enfermagem, Farmácia, Ciências Biomédicas Laboratoriais.

O IPB conta ainda com outros sete cursos com menos de dez alunos, como é o caso de Música em Contextos Comunitários (um colocado) ou de Engenharia Mecânica (quatro colocados).

Segundo informação do próprio Ministério estima que no geral, os novos inscritos no ensino superior público no ano letivo 2021-2022 para o Instituto Politécnico de Bragança seja de 3168 em todos as fases e graus de ensino.

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino Superior.  

Há 49.452 novos estudantes no ensino superior público, é o segundo maior número de colocados nos últimos 30 anos. O recorde foi ultrapassado apenas no ano passado, quando quase 51 mil alunos ficaram colocados na primeira fase.  

De 27 de setembro a 8 de outubro decorrerá a apresentação da candidatura à 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público de 2021.

 

Fotografia: Diário de Trás-os-Montes (para ver melhor clik na foto)



PARTILHAR:

UTAD coloca 1396 alunos na primeira fase, menos 111 que no ano anterior

Dois detidos por desacatos e agressões na via pública