A partir das 14h de hoje, dia 3, os Serviços de Ação Social da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) são a morada do novo Centro de Vacinação COVID-19, numa parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde Douro I (ACES Douro I) - Marão e Douro Norte.

“A UTAD não poderia ficar indiferente à solicitação do ACES Douro I, pelo que prontamente se disponibilizou para, em conjunto, encontrar uma solução que, não comprometendo os Serviços de Ação Social aos nossos estudantes, fosse capaz de assegurar uma resposta qualificada e mais central à população de Vila Real”, sublinha o Pró-Reitor para o Planeamento, Território e Património, Ricardo Bento.

Instalado nos Serviços de Ação Social da UTAD em Codessais, o novo Centro de Vacinação COVID-19 vai funcionar de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 15h (eventualmente ao fim-de-semana, caso o Ministério da Saúde assim o decrete). Assim, todos os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) com agendamentos para as Unidades de Saúde Familiar (USF) Fénix, Nova Mateus, Corgo, Nuno Grande ou Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Mateus devem dirigir-se ao novo Centro de Vacinação, sito na Rua Diogo Dias Ferreira, em Vila Real.

“A UTAD tem adotado medidas dirigidas à comunidade académica para controlar a transmissibilidade do SARS-CoV-2 e a vacinação desempenha um papel central na preservação de vidas humanas no contexto da pandemia que vivemos. Por isso, a UTAD reforça a sua ligação à comunidade onde está sediada, dando o seu contributo para acelerar o processo de vacinação, especificamente dos mais novos, com a cedência de instalações adequadas para o funcionamento do novo centro de vacinação”, conclui a Pró-Reitora para a Saúde e Bem-Estar, Conceição Rainho.

O processo de vacinação contra a COVID-19 foi retomado ontem, dia 2, uma vez que os centros de vacinação permaneceram encerrados nos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro. A par do reforço em idosos e adultos, a vacinação das crianças está a decorrer por faixa etária decrescente, tendo sido já vacinadas mais de 95 mil crianças entre os 9 e os 11 anos.

No último ano, de janeiro a outubro, Portugal foi o primeiro país do Mundo a chegar aos 85% de vacinados contra a COVID-19, com 8,8 milhões de portugueses imunizados.



PARTILHAR:

Macedo de Cavaleiros com menos dinheiro em ano de continuidade de obras

Problema técnico atrasa Rui Gonçalves