A empresa Arquiconsult anunciou a criação de um ‘hub’ (centro) tecnológico na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), um projeto que visa a “fixação de talentos” no interior e que acolhe os primeiros licenciados em junho.

A Arquiconsult e a UTAD assinaram um protocolo de colaboração para a criação de um 'hub' tecnológico para a captação de talentos naquela instituição de ensino superior, instalada em Vila Real.

Segundo os promotores, a parceria entre as duas instituições visa também “fomentar a fixação de jovens talentos das áreas tecnológicas no Interior do país”.

A Arquiconsult é uma empresa portuguesa de consultoria especializada na implementação de sistemas de gestão, colaboração ou “business intelligence” (inteligência de negócios), que possui escritórios em Lisboa, Porto, Barcelona e Luanda.

“Temos verificado que estes grandes centros urbanos onde nós nos encontramos estão com muita dificuldade em recrutar jovens licenciados ou mestrados, oriundos destas ciências tecnológicas”, afirmou à agência Lusa, Paulo Mota, diretor da Arquiconsult.

Por isso, acrescentou, a empresa pensou que “seria boa ideia estar mais próximo do viveiro onde eles são formados, da universidade”.

“E juntaram-se assim duas vontades. A vontade da Arquiconsult em estar mais próximo do viveiro de formação de quadros qualificados e a vontade da UTAD de se aproximar do mundo empresarial”, salientou.

A empresa resolveu abrir uma delegação dentro da academia transmontana, onde já estão identificadas as instalações onde se vai fixar.

“Acreditamos na qualidade de ensino desta universidade e sabemos qual o potencial dos seus licenciados, assim como acreditamos que esta será uma aposta vencedora e que nos permitirá captar quadros qualificados”, afirmou Paulo Mota.

O reitor da UTAD, Antonio Fontainhas Fernandes, disse à agência Lusa que o “futuro exige que as universidades, e a UTAD em particular, se transformem num ecossistema de inovação competitivo e dinâmico, o que passa por uma maior interação com as empresas, quer em termos de dinâmicas de investigação, quer em dinâmicas de ensino e aprendizagem”.

“Neste contexto, a UTAD tem seguido uma estratégia de atração de empresas para o campus que vão permitir estas dinâmicas, próprias de um campus inovador, inteligente, aberto e criativo”, salientou.

Paulo Mota referiu que a empresa prevê receber em junho os primeiros 10 licenciados, oriundos dos cursos de Engenharia Informática e de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores.

“Este polo de desenvolvimento começa com este número e tem tendência a crescer ao longo dos tempos. Gostaria de ter 30 pessoas no espaço de um ano”, salientou.

Para incentivar a participação dos alunos, a empresa explicou que vai acompanhar o seu percurso académico e auxiliar na realização de trabalhos desenvolvidos no âmbito das licenciaturas, permitindo, no final, um estágio académico no hub tecnológico.

Aos alunos que pretendam fazer o estágio, a Arquiconsult compromete-se a pagar o último semestre do mestrado.



PARTILHAR:

Produtores de gado pedem água do Douro para manter efetivo

A câmara “decidiu avançar com as obras no Campo do Calvário"