A companhia Urze abre na sexta-feira, em Vila Real, a nova sede e espaço cultural Teatro de Bolso, onde vai estrear o espetáculo “Rés-do-Chão”, foi hoje anunciado.

O Teatro de Bolso pretende, segundo afirmou a companhia teatral, em comunicado, “contribuir para a diversidade da oferta na região”.

“O Teatro de Bolso é de algum modo o reflexo de um anseio antigo e do esforço que a companhia fez durante o período de pandemia para se reestruturar e diversificar estratégias em tempos difíceis, investindo na construção de um espaço cultural digno, ao mesmo tempo capaz de lhe servir de sede”, acrescentou o grupo dirigido por Fábio Timor.

Situado na Avenida Aureliano Barrigas, o novo espaço “reúne as condições técnicas necessárias à criação e à apresentação de espetáculos de natureza diversa, e inclui dois pequenos auditórios polivalentes”.

No mesmo dia em que abre o novo espaço, na sexta-feira, a Urze estreia o espetáculo” Rés-do-Chão”, que surge do desafio lançado ao poeta e romancista Vítor Nogueira para escrever um texto de teatro, a sua primeira obra do género.

Desse desafio, segundo a companhia, “resultou uma proposta dramatúrgica que procura explorar a ideia de solidão em espaço urbano, num registo que cruza diferentes matizes, algures entre o realismo, o onírico e o absurdo”.

O texto original de Vítor Nogueira acaba de ser publicado em livro pela editora Averno.

Esta nova produção da Urze conta com encenação e cenografia de Fábio Timor, música de Ricardo Tojal, desenho de luz de Ángel Fragua, figurinos de Isabel Feliciano, assistência de produção de Maria Fernandes e interpretações de Glória de Sousa, Ricardo Tojal, Isabel Feliciano, Fábio Timor e Mara Correia.

Ainda na sexta-feira abre também ao público, no Teatro de Bolso, uma exposição de pintura da artista plástica Gracinda Marques.



PARTILHAR:

Projeto transfronteiriço “Raia Norte Bikes” utilizado por mais de 500 pessoas

Apresentação do livro "Melânia" de Luis Ferreira