Os municípios de Vila Real, Santa Marta de Penaguião e Amarante querem inscrever as cinco tunas rurais do Marão e do Alvão no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, numa iniciativa conjunta com a Associação Arquivo de Memórias.

A Câmara de Vila Real referiu hoje, em comunicado, que foi assinada uma carta de compromissos entre todos os intervenientes que visa a preservação deste património cultural imaterial e a inscrição das tunas de Soutelo, Bisalhães, Campeã, Carvalhais e Ansiães no inventário nacional.

Estas tunas são agrupamentos musicais de origem popular e algumas são já muito antigas, mas correm risco de extinção devido ao despovoamento das aldeias e ao desinteresse dos mais jovens.

“Este documento vincula o interesse e vontade das câmaras de Vila Real, Santa Marta de Penaguião e Amarante, juntamente com as tunas rurais de Soutelo, Bisalhães, Campeã, Carvalhais e Ansiães, bem como da Associação Arquivo de Memórias, de contribuírem para a preservação deste valioso património”, salientou o comunicado.

O processo vai ser acompanhado pela Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

Para manter o dinamismo das tunas, tem sido realizado “O Toque” - Encontro de Tunas Rurais do Marão e do Alvão, um projeto conjunto da Associação Arquivo de Memórias, das autarquias e das tunas envolvidas.

“Com esta iniciativa, pretende-se sensibilizar para a riqueza patrimonial deste género de tunas e para a importância de dinamização das que ainda estão ativas, bem como para a reanimação daquelas que já cessaram atividade ou para apoiar a criação de novas”, foi ainda sublinhado.



PARTILHAR:

Homem com taxa de álcool no sangue despista-se em Chaves

PSP deteve suspeito de tentar roubar viatura com recurso a punhal