O ministro das Cidades, José Luís Arnaut, revelou ontem estar a «negociar com a Comissão Europeia» para assegurar as verbas prometidas pelo Estado na primeira fase do programa Polis.

E, como o compromisso foi feito pelo anterior ministro do Ambiente, o socialista José Sócrates, e o presidente da Câmara de Vila Real ameaça levar o Governo a tribunal, Arnaut não poupou a ironia: \"Asseguro que tudo farei para que a autarquia não ponha o engenheiro Sócrates em tribunal e este Governo resolva o problema\".

Em falta estão, de acordo com Arnaut, cerca de 150 milhões de euros que, tendo sido protocolados com várias autarquias, não estavam contemplados no III Quadro Comunitário de Apoio. \"O Governo tudo fará para cumprir o compromisso do anterior Governo socialista\", frisou o ministro. Este \"défice\", como lhe chama o governante, levou à reprogramação de algumas obras e à definição de prioridades, mas o presidente da Câmara de Vila Real, o social-democrata Manuel Martins, mantém o aviso de que processará o Governo caso o dinheiro prometido não chegue até ao fim de Dezembro.

Depois das palavras de Arnaut, o autarca disse ter ficado \"com uma nova esperança\", até porque \"
o esforço é meio caminho andado\", mas preferiu \"não retirar nada ao que disse\". A paciência do edil vila-realense só chega, portanto, até ao fim deste ano.

No caso do Polis de Vila Real, faltam 30 milhões de euros que podem comprometer os projectos do Parque da Cidade e da requalificação da Avenida Carvalho Araújo. Em stand-by parecem estar os projectos para a Vila Velha e para o centro histórico.



PARTILHAR:

Acção de sensibilização no Porto

Novo espaço cultural