O município de Vila Real garante de forma gratuita o transporte e as atividades do prolongamento de horário a crianças do pré-escolar que residam a mais de três quilómetros da escola, anunciou a autarquia.

“Atendendo a que o transporte de regresso a casa se realiza às 17:30 e que há crianças que necessitam de utilizar o prolongamento de horário apenas para aguardarem o transporte, o executivo municipal, a exemplo dos anos letivos anteriores, autorizou a isenção do pagamento do prolongamento de horário para estas crianças”, destacou em comunicado.

Com um total de 84 jovens abrangidos as comparticipações mensais devidas, se o serviço fosse cobrado, seriam de 898 euros por mês, totalizando no ano letivo cerca de 8 mil euros, explica.

Destinada a “todas as crianças que frequentam a educação pré-escolar e residam a mais de três quilómetros da escola”, são abrangidas crianças que frequentam a educação pré-escolar nos estabelecimentos de educação e ensino de Arrabães, Borbela, Mondrões, Parada de Cunhos, Vila Marim, Vila Seca, Vilarinho da Samardã, Abade de Mouçós e Douro.

Além do transporte, o município deliberou ainda renovar a gratuidade da frequência nas ‘oficinas pedagógicas’, integradas “nos serviços de almoço e/ou no serviço de prolongamento de horário” dos jardins-de-infância e escolas do ensino básico (EB1) da rede pública.

São disponibilizadas atividades como Yoga, Expressão Musical, Expressão Dramática, Dança, Xadrez, Aprender a Pedalar, Exploradores de Asas nos Pés, Brincar sem Brinquedo, Academia das Ciências, Robótica ou Ténis de Mesa.

Para a oferta das ‘oficinas pedagógicas’ o município transmontano estabeleceu “acordos de parceria com diversas associações e coletividades concelhias, através da aquisição de serviços”.

O comunicado acrescenta ainda que a autarquia de Vila Real continua a “entregar os auxílios económicos às crianças com escalão A e B, correspondentes ao 1.º e 2.º escalão do abono de família, para aquisição de outros recursos escolares”.

Perante a entrada em vigor da gratuitidade dos manuais escolares o município decidiu entregar, “à semelhança do ano transato”, cheques a 494 famílias “de acordo com o respetivo escalão do abono de família”, totalizando uma despesa em cerca de 11 mil euros.



PARTILHAR:

Rede de geotermia vai aquecer edifícios e promover a descarbonização

Exploração mineira de Moncorvo muda de mãos.