A estratégia do grupo alemão Kathrein para se tornar o líder mundial de antenas automóveis passa por Vila Real, onde adquiriu a fábrica MotoMeter que produz anualmente 4,6 milhões de unidades por ano.

Em menos de um ano, os alemães Kathrein expandiram-se para países como Portugal, China ou Brasil com o objectivo de se tornarem «em dois anos» os primeiros produtores no mundo de antenas automóveis. Há 91 anos que esta empresa entrou no ramo das antenas e ocupa actualmente o segundo lugar.

Anton Kathrein, presidente do grupo, afirmou hoje que a fábrica de Vila Real é a «mais importante a nível europeu» para o grupo. A MotoMeter Portuguesa, que faz parte do grupo Blaupunkt Antenna Systems, adquirido recentemente pelos alemães, iniciou a sua laboração em Dezembro de 1989.

Nesta fábrica são produzidos actualmente 4,6 milhões de antenas, 95 por cento dos quais são para exportação principalmente para a Europa mas também para China. Em Vila Real trabalham 164 funcionários.

Depois de muitos anos a viver com receio de despedimentos e até de encerramento, a gerente local, Raquel Lopes, garantiu que essa ameaça está agora «posta de parte» e que objectivo é «mesmo crescer».

A MotoMeter está a negociar com novos clientes como a Audi, a Porsche ou a BMW. Anton Kathrein referiu que as antenas automóveis são o «principal negócio» do grupo, que se dedica ainda à produção de equipamento para televisão digital terrestre.

Nesse âmbito, foi estabelecido um protocolo com a Universidade de São Paulo, Brasil, com vista à construção de antenas para que os milhões de camiões e autocarros que circulam diariamente naquela cidade possam aceder à televisão digital terrestre.

O grupo Kathrein possui 72 firmas e 6.200 colaboradores. O volume de negócio é de 116 milhões de euros, sendo associado da «Bayme vbm«, Associação Industrial Metalo-eléctrica da Baviera, Alemanha. Elementos do conselho de administração da «Bayme vbm» realizaram hoje uma visita à cidade de Vila Real.

As mais de 1900 empresas pertencentes a esta associação empregam actualmente cerca de 500.000 pessoas na Baviera e têm ainda cerca de 1.000.000 de funcionários no exterior.



PARTILHAR:

A opinião de Jorge Gomes

A vítima tinha baixado o preço