A história real de um menino-herói que acompanhou D. Sebastião na Batalha de Alcácer Quibir, onde ficou cativo, é contada às crianças no novo livro de Alexandre Parafita. Chama-se “Teodósio, o Menino Guerreiro”, é publicado pelas edições Livro Directo e tem ilustrações de José Pedro Costa.

O lançamento desta obra vai ter lugar na próxima sexta-feira (dia 10 de fevereiro), a partir das 9h30, no auditório da Santa Casa da Misericórdia, em Vila Pouca de Aguiar, num evento organizado pelo Agrupamento de Escolas do concelho. A apresentação será feita por Assunção Anes Morais.

Trata-se de uma forma diferente e inovadora de contar a História de Portugal às crianças. De um modo geral, tem-se verificado que os factos da nossa história lhes vêm sendo transmitidos numa visão demasiado “adulta”, o que leva as crianças e os jovens a demonstrarem notório desinteresse pela História de Portugal.

Esta obra e a colecção em que se insere (A[ni]mar a História) procuram contrariar essa tendência. A partir do desempenho de pequenos heróis, de existência real, com os quais as crianças se possam identificar, são narrados alguns pedaços importantes da história de Portugal.

É o caso de Teodósio, que mais tarde foi duque de Bragança e pai do futuro rei D. João IV, mas que com apenas 10 anos de idade foi obrigado a acompanhar D. Sebastião na batalha de Alcácer Quibir, onde foi ferido e ficou cativo. Não se trata apenas de uma boa história para crianças, mas é também uma forma lúdica de narrar um dos episódios mais marcantes da história de Portugal.

Alexandre Parafita é autor de uma vasta bibliografia em especial nos domínios dos estudos do património cultural e da literatura infantojuvenil, sendo que grande parte da sua obra está adotada pelo Plano Nacional de Leitura (PNL).



PARTILHAR:

Carlos Guerra concorre à autarquia brigantina pelo Partido Socialista

PSP deteve dois supeitos de furtos de máquinas de tabaco