Poderá estar encontrada a causa da ocorrência, nos últimos dias, de tantos fogos nos montes e florestas da aldeia de Sanguinhedo, na freguesia de Mouçós, em Vila Real. Anteontem, ao fim da tarde, um grupo de Bombeiros da Cruz Verde detectou alguns pequenos molhos de lenha misturados com resina que poderão ter sido usados para fins criminosos.

O achado teve lugar quando os referidos elementos da corporação procediam à realização de alguns exercícios de instrução. Os molhes de lenha estavam dispersos por vários lugares e junto aos pinhais envolventes da capela de Santa Bárbara, próximo do IP4.

Este achado vem confirmar as suspeitas de fogo posto, que poderão estar na origem de mais de uma dezenas de fogos registados naquele local desde o dia 26 de Abril último. A frequência dos incêndios foi tanta na mesma zona que, quando tocava a sirene no quartel dos Bombeiros da Cruz Verde, já quase toda a gente dizia tratar-se de mais um incêndio em Sanguinhedo. Segundo o comandante da corporação, Fernando Mota, a sequência dos vários incêndios naquela zona provocou uma área ardida estimada em cerca de 5,5 hectares. Como se depreende, a floresta ficou mais pobre e obrigou os bombeiros a disponiblizar meios e recursos para acudir a fogos de natureza criminosa.

Para além da perda da floresta, foi preciso mobilizar mais de meia centena de bombeiros, quatro viaturas e 13 horas de combate.

\"A ocorrência de muitos fogos só em determinada área é uma situação muito preocupante, pois aparecem em focos isolados\".



PARTILHAR:

Caretos tentam preservar tradição

Formação na área do vinho e do azeite