Até Novembro deverá saber-se se a tradição dos caretos, o ritual dos mascarados que animam as Festas dos Rapazes em Trás-os-Montes, foi ou não classificada pela Unesco como Património Mundial da Humanidade, integrada na candidatura do Património Oral.

O presidente da Associação de Caretos de Podence, em Macedo de Cavaleiros, está confiante que assim venha a acontecer. A classificação seria o reconhecimento da tradição e, também, uma forma de \\"chamar a atenção dos políticos de que têm de dar mais atenção a este tipo de cultura que foi menosprezada noutros tempos\\", refere António Carneiro.

A candidatura está em fase de apreciação e, a qualquer momento, os técnicos da Unesco deverão deslocar-se à região para apreciarem aqueles rituais ao vivo.

Ontem, os diabos andaram em Podence, onde decorreu o I Encontro de Caretos, com a presença dos cinco grupos do distrito, Podence e Lagoa, no concelho de Macedo de Cavaleiros, Ousilhão, em Vinhais e Salsas e Varge, em Bragança.

Novo impulso

O principal objectivo desta iniciativa, que no próximo ano deverá realizar-se em Ousinhão, passa por preservar e divulgar esta tradição. Nos últimos anos os caretos tiveram um novo incremento e muitas associações têm renascido, graças a uma adesão em força por parte dos jovens. \\"A alma viva dos caretos são os jovens, que dão continuidade ao ritual\\", afirma António Carneiro.

Os Caretos de Podence têm sido a alavanca para que também outras colectividades tenham lutado por manter os grupos dos mascarados. Aquele grupo é já uma imagem de marca do Nordeste Transmontano, no país e no estrangeiro.

Em Podence o ritual manteve-se ao longo dos anos. Em Fevereiro do ano passado, foi inaugurada a Casa do Careto, o que \\"foi uma mais valia para este processo\\", frisa aquele responsável. Por ali já passaram mais de quatro mil pessoas. A alegria e a originalidade dos caretos, conferida pelas máscaras e vestimentas coloridas, onde tudo é imprevisível, são rituais que o turista procura.



PARTILHAR:

«Garantia» foi deixada Ascenso Simões

Suspeitas de fogo posto