O Governo deverá pagar as indemnizações aos agricultores de Murça no próximo mês de Junho. Um ano depois da queda de granizo que destruiu centenas de hectares de vinha em Sobreira, Porrais e Candedo, a Administração Central deverá pagar a cada um dos 450 viticultores prejudicados, cerca de 600 euros por cada hectare de vinha.

A \"garantia\" foi deixada pelo secretário de Estado da Administração Interna, Ascenso Simões, de visita ao concelho de Murça, por ocasião do feriado municipal. \"Não avanço com um dia exacto mas, no próximo mês, teremos o problema resolvido e as pessoas receberão as indemnizações\", disse.

O governante assumiu, ainda, que a situação se arrastou por muito tempo, justificando a demora com \"problemas burocráticos\".

O plano aprovado pelo Conselho de Ministros do Governo de Durão Barroso, no dia 9 de Junho de 2004 (dois dias após a tempestade de granizo) prevê ajudas até um milhão de euros. No entanto, os subsídios que vão ser pagos para compensar a quebra de produção nas vinhas perfazem, apenas, cerca de 600 mil euros.

O presidente da Câmara Municipal de Murça, João Teixeira, já exigiu que o restante dinheiro em falta seja repartido pelos jornaleiros das localidades afectadas, pois deixaram de ganhar as jornas que lhes garantem o sustento, e pelos agricultores que tiveram prejuízos nas estruturas das vinhas.



PARTILHAR:

Circulavam no mesmo sentido

Caretos tentam preservar tradição