Entrevista com o Maestro Lourenço Cruz, recentemente vencedor do Concurso Internacional de Direção de Orquestra, com o 1º Prémio e Medalha de Ouro. 

O jovem Maestro Lourenço Cruz foi o grande vencedor do Concurso Internacional de Direção de Orquestra, inserido no Workshop de Música Sacra 2019, que decorreu entre os dias 8 e 13 de abril, na localidade de Villena, em Alicante, Espanha.

Desde 2014 dirige a Orquestra Energia em Murça e actualmente a Banda Marcial Murça é constituída por 56 elementos, a maior parte deles jovens, sendo o seu director artistico o jovem maestro Lourenço Cruz.

É neste contexto que surge esta curta entrevista, para dar visibilidade e realçar o trabalho, de dicação e o feito deste jovem mastro ,mas já com muita experiencia e que tem dedicado o seu tempo a ensinar e dirigir os jovens em Murça.  

 

Diário de Trás-os-Montes (DTM) : Bom dia Maestro Lourenço Cruz (LC), em primeiro deixe-me felicitá-lo pelo 1º Prémio e Medalha de Ouro em Direção de Orquestra.

Lourenço Cruz (LC) : Muito obrigado, por me dedicarem  estes minutos de entrevista.

 

DTM: Fale um pouco de si.

 LC: Chamo-me Lourenço Cruz e desde muito jovem tenho uma paixão pela música. Adoro o meu trabalho e tenho muito orgulho em transmitir aos outros esta paixão

.

DTM:.Porque decidiu participar no Concurso?

LC: O meu maior interesse era trabalhar com dois grandes maestros Yury Galyas e Gerardo Estrada, porque com a experiência que ambos têm, o conhecimento  deles que me foi transmitido revelou-se também  muito importante para mim. O facto de poder trabalhar com a Orquestra Sinfónica de Villena e com excelentes solistas permitiu me colaborar neste grande projeto, mas também  pôr a prova o meu trabalho e as minhas aptidões.

 

DTM:. Em que consiste o Concurso?

LC: O Concurso é uma avaliação contínua do papel de Maestro: a análise da sua postura perante uma orquestra; a sua interação com os músicos; a sua capacidade em analisar partituras e detetar possíveis erros musicais; a sua aptidão em organizar ensaios e concertos, entre outros parâmetros.

 

DTM: Quantos participantes eram e a sua origem.

LC: Éramos 9 Maestros oriundos de várias partes do Mundo: Colômbia, Venezuela, Costa Rica, Itália, Equador, Espanha e Portugal.

 

DTM: Sabendo do que se tratava e depois de conhecer os seus adversários, em algum momento duvidou das suas capacidades?

LC: Ao princípio, claro que somos “adversários”, porque todos querem fazer o seu melhor, mas acabou por se criar uma boa união de amizade. Na música, não ajuda só o aspeto da competição, mas sim a partilha de conhecimentos, amizade e sobretudo desfrutar desta arte. Claro, que duvidei, todos os participantes tinham um nível muito elevado, mas estudei, preparei-me e desfrutei do que fazia.

 

DTM: Como se prepara um Maestro para um Concurso?

LC: Muito estudo diário em casa, analisar bem as partituras, exercícios de direção e preparar muito bem o que devemos transmitir aos músicos, sabendo que eles são a ponte de ligação entre Maestro e público. Se eles entenderem bem e desfrutarem, todo esse entusiasmo será transportado para o público.

DTM: Em que consiste o Prémio?

 LC: Satisfação! De saber que algo de bom estou a fazer no meu trabalho, como profissional, esta avaliação é muito importante. O Prémio é um diploma de reconhecimento a medalha de ouro e a possibilidade de dirigir grandes orquestras em Biélorussia.

 

DTM: Sabemos que não é a primeira vez que resulta vencedor em concursos.

LC: Sim é verdade (risos), já tive a felicidade de ganhar em 2012 com o Maestro Ferrer Ferrán o Prémio de melhor Maestro em Argamasilla de Alba, também dois 2º e um 3º em outras ocasiões e agora este em Villena.

 

DTM: Que mudou na sua vida com estes prémios?

LC: Penso que nada de especial, fiquei a saber que devo continuar a estudar e trabalhar (risos).

 

DTM: Próximos projetos.

LC: Continuar o meu trabalho o melhor que souber nos sítios onde trabalho.

 

DTM: Onde?

LC: Coro da Cruz Vermelha Portuguesa de Mirandela

Universidade de Murça

Orquestra Energia de Murça

Banda Marcial de Murça

Orquestra Clássica de Trás-os-montes e Alto Douro (com novidades)

 

DTM: Muito obrigado Maestro pela sua disponibilidade e continuação de muitos êxitos.

LC: Muito obrigado.



SHARE:

"Fazer originais, acho que é preciso uma grande dose de coragem"

Banda de Bragança a cantar em Português