Dançar de olhos vendados, de ouvidos tapados ou em cadeira de rodas é o que propõe o Núcleo de Alunos de Engenharia de Reabilitação (NAERA) da Universidade de Vila Real para mostrar que qualquer pessoa é capaz de superar barreiras.

Depois de já ter realizado um jantar \"às escuras\", o NAERA da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) promove a 13 de Maio, em Vila Real, um workshop subordinado ao tema \"Dançar com a Diferença\".

Segundo o presidente da NAERA, David Fonseca, a iniciativa quer demonstrar à sociedade civil que qualquer \"pessoa é capaz de superar as barreiras que se lhe colocam sejam elas de que tipo forem\".

\"Queremos mostrar que um cego, um tetraplégico ou um surdo conseguem de igual forma apreciar e viver um momento único dançando, exprimindo e libertando todos os seus sentidos\", frisou.

Através da dança tradicional, o NAERA quer ensinar \"como se podem ultrapassar pequenas limitações impostas pela própria sociedade e não pela deficiência em si\".

A participação no workshop, que decorre no centro comercial Dolce Vita Douro, está a aberta à população em geral.

David Fonseca salientou que o curso não se resume apenas à componente tecnológica, mas também presta grande ênfase à vertente humana e das relações interpessoais no combate às desigualdades.

Segundo o responsável, serão realizados quatro workshops de danças tradicionais, sendo o primeiro adaptado à pessoa surda.

Para o efeito, o evento conta com a presença de um tradutor de língua gestual que irá traduzir toda a aula para as pessoas surdas que estiverem presentes, sendo que, quem quiser, passar pela experiência, poderá utilizar \"handicaps auditivos temporários\" .

O segundo workshop será adaptada à pessoa cega, pelo que vão ser distribuídas vendas a todos os participantes.

David Fonseca explicou que as adaptações do ensino da dança passam por indicações e orientações orais ao invés dos habituais métodos demonstrativos.

Depois a dança será adaptada à pessoa em cadeira de rodas, elemento simbólico da deficiência motora, misturando danças de pares e de grupos.

O evento termina com um baile final dirigido a todos os participantes.

A UTAD começou a leccionar, em 2007, a primeira licenciatura da Europa em Engenharia de Reabilitação e Acessibilidade Humanas.



PARTILHAR:

Sem revelar as razões

Produtores de leite