A escola fixa de trânsito de Vila Real abre as portas na segunda-feira para ensinar as regras da condução aos mais jovens e combater a sinistralidade rodoviária no concelho.

Dirigida, principalmente, às camadas mais jovens da população, a escola visa, segundo a fonte, proporcionar às crianças a \"aquisição de conhecimentos e a adopção de comportamentos seguros no e com o trânsito\".

Nestas instalações, os alunos poderão aprender os princípios e regras básicas necessárias a uma \"segura convivência entre os diversos utentes da estrada\" e ainda aplicar os conhecimentos teóricos apreendidos, através da utilização de bicicletas e pequenos carros adaptados aos mais novos. A sinistralidade urbana do distrito apresenta índices elevados sobretudo nos centros urbanos de Vila Real, Chaves, Valpaços e Peso da Régua.

Nos primeiros nove meses de 2004, Vila Real apresentou 30 por cento dos acidentes urbanos com vítimas do distrito, designadamente 79 num total de 267 e apresenta um índice de sinistralidade com vítimas (número de acidentes com vítimas por 1.000 habitantes) de 1,58.

Devido aos elevados índices de sinistralidade urbana e atropelamentos, a Comissão Distrital de Segurança Rodoviária já apelou, por diversas vezes, às autarquias para um melhoramento da sinalização e a iluminação dentro das localidades, particularmente junto das passadeiras.



PARTILHAR:

Inaugurada por Ascenso Simões

Abastecidas por auto-tanques