A «Semana do Caloiro 2008» da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, começou, ontem à noite, com a monumental serenata, programada, este ano, para a Praça do Município, prosseguindo, depois, com os Myula e Zézé Fernandes, na tenda montada especialmente para as folias académicas, junto à Biblioteca Municipal Júlio Teixeira.

O programa custa, este ano, mais de 110 mil euros e a festa prossegue hoje à noite (até à próxima quarta-feira), prevendo-se uma adesão em massa dos estudantes da UTAD, que são cerca de seis mil, sobretudo, dos 1400 caloiros que entraram, este ano, nas mais de 30 licenciaturas daquela academia transmontana. Segundo Bruno Gonçalves, presidente da Associação Académica da UTAD, \"este ano, uma das grandes novidades é a iniciativa de domingo de manhã, designada por \"Maratona Laços para a Vida\", que pretende associar o evento à área social e solidariedade, já que as inscrições simbólicas, no valor de dois euros, revertem a favor daquela instituição (Laços para a Vida). A maratona terá cerca de três quilómetros e termina no Parque Corgo, com uma aula de ioga.

A exemplo do que tem acontecido na semana do caloiro e semana académica da UTAD, nos últimos anos, do investimento de 110 mil eurosdeste ano, é esperado algum retorno financeiro, que a AAUTAD pretende canalizar para as actividades desportivas e culturais da academia. Bruno Gonçalves recorda que \"as últimas semana do caloiro e semana académica tiveram um retorno de 11 mil e 25 mil euros, respectivamente\". Nas noites em que actuam os The Gift e Anjos, os estudantes esperam atingir os quatro mil espectadores. Ermelinda Osório

Hoje

Plasticina e Expensive Soul

(seis euros estudantes e 12 euros não estudantes)

Amanhã

Nau e The Gift

(nove e 13 euros )

Domingo

Maratona Laços para a Vida

Baile do Caloiro

Segunda-feira

Leonel Nunese Quim Barreiros

(sete e nove euros)

Terça-feira

XP Covers e Quem é o Bob?

(seis e oito euros)

Quarta-feira

Latada, Six Fine e Anjos

(nove e 13 euros)



PARTILHAR:

Poiares da Régua

«Murça terra de encantos... e de buracos»